1234985

392 palavras 2 páginas
Conceito conhecimento do senso comum
Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.
Conhecimento Científico O conhecimento científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
É o conhecimento produzido pela fé humana na existência e uma ou mais entidades divinas - um ou mais deuses. Ele é apoiado em doutrinas de proposições sagradas e direcionado à compreensão do mundo em sua totalidade. O conhecimento teológico apresenta respostas para as questões que o homem não pode responder por meio dos conhecimentos vulgar, artístico, científico ou filosófico. As revelações feitas pelos deuses ou em seu nome são consideradas satisfatórias e aceitas como expressões da verdade. Porém a aceitação tem que resultar da fé que o aceitante deposita na existência de uma divindade.
Conhecimento Filosófico O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitados pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua

Relacionados

  • sejusLista de convocados TAF
    20359 palavras | 82 páginas