12347863247863

371 palavras 2 páginas
Para conseguir e manter o certificado ISO 14000 uma empresa precisa, dentre outros pontos, aplicar procedimentos para diminuir os danos ao Meio Ambiente e se submeter a auditorias periódicas. Cite dois requisitos que são verificados nesses processos.
R. Cumprimento de legislação ambiental do país em questão e funcionários devidamente treinados e qualificados.
2) Já a algum tempo verifica-se que um número pequeno de empresas busca a sustentabilidade e que as melhorias conseguidas são pequenas diante a demanda crescente por produtos e serviços originados no desenvolvimento econômico. Assim sendo, no ano de 1993 a International Organization for Standardization (ISO) reuniu diversos profissionais e criou um comitê que teria como objetivo desenvolver normas (ISO 14000) em diversas áreas envolvidas com o Meio Ambiente. As melhorias a que a norma faz referência remetem-se ao desempenho ambiental diretamente? Justifique.
R. Não, isso porque as melhorias contínuas a que a norma faz referência remetem-se apenas ao sistema gerencial, isto é, uma certificação ISO 14000 apenas atesta que na empresa foram instalados os elementos básicos de um sistema de gestão ambiental. 3) O que é um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e qual sua relação com a norma ISO 14001?
R. Um Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios; sua relação com a ISO 14001 está no fato de que esta norma define os requisitos para estabelecer e operar um SGA.
4) Qual é o principal uso da ISO 14000?
R. Hoje em dia seu principal uso está na certificação junto a terceiros, o que faz com que contenha apenas as exigências que podem ser objeto de auditoria, com o objetivo de certificação e/ ou de auto - declaração.
5) O que é análise do ciclo de vida (ACV) e qual é o seu propósito?
Análise do ciclo de vida. Durante a existência da empresa, é

Relacionados