123456um

703 palavras 3 páginas
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ETAPA 1

Recrutamento começa quando a necessidade para contratação surge uma vaga na organização, sendo por aumento do quadro de funcionários ou por substituição de um funcionário.
O processo de recrutamento deveu seguir alguns passos importantes para obter um resultado mais eficaz.
Logo no início devemos receber a descrição da vaga, pois através dessa informação podemos começar a captura do candidato mais adequado para vaga em aberto.
As fontes são fundamentais para uma busca eficiente ou mais rápida de acordo com a vaga, podemos fazer anúncios pelas agências de emprego, sites de empregos, mural da empresa, escolas profissionalizantes, sindicatos e outros.
Temos três tipos de recrutamento, interno, externo e misto com suas vantagens e desvantagens.
O recrutamento interno é quando a divulgação da vaga é dentro da própria organização, através de mural, e-mails esse tipo de recrutamento tem a vantagem de baixo custo e motivação dos funcionários, mas ao mesmo tempo tem a desvantagem de caso o funcionário não se adapta com a nova função poderá ser demitido e também a organização acaba não recebendo novos funcionários com novas ideias.
O recrutamento externo é quando a divulgação da vaga é fora da organização, através de anúncios e parcerias tem como vantagem obter novos funcionários com experiências e ideias novas e sua desvantagem é um custo maior, podendo causar desmotivação dos funcionários pela falta de oportunidade e a perda de tempo para treinamento do novo funcionário.
O recrutamento misto é quando se usa os dois tipos de divulgação.

Hoje o mercado de trabalho esta buscando profissionais qualificados e comprometidos e através de um bom recrutamento podemos acertar em recrutar um candidato certo para vaga certa.
Devemos analisar os currículos escolhidos as informações das experiências, dados pessoais, escolaridade, objetivo da vaga e suas competências nos dois recrutamentos o gestor tem que realizar a entrevista com o

Relacionados