12345678912

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Argentina, Uruguai e Paraguai
Depois da Guerra do Paraguai, que durou seis anos (1864-1970), os países do antigo Vice-Reino do Prata – Argentina, Uruguai e Paraguai – desenvolveram-se de forma diferenciada.
A Argentina
A Argentina foi palco de lutas entre a burguesia comercial da cidade de Buenos Aires e os latifundiários do interior. As elites da capital e das províncias lutavam entre sipelo controle do Estado, e proclamavam sua independência quando não tinham seus interesses atendidos.
A solução encontrada para tal situação foi a criação de um Estado Federal, que preservasse a autonomia das províncias e os interesses comercias de Buenos Aires. Em 1862, com o governo de Bartolomeu Mitre, a federação argentina se estabilizou, permitindo, assim, o desenvolvimento do país.
Aolongo do século XIX, foram ocupadas terras ao sul de Buenos Aires para o cultivo de trigo e a criação de gado. A Argentina importava produtos industrializados dos ingleses.
No final do século XIX e início do XX, a Argentina passou por grandes mudanças. O país promoveu uma intensa imigração de europeus para “branquear” a população. Houve o crescimento das cidades, principalmente de Buenos Aires, e oaumento das classes médias urbanas.
O Uruguai
No final do século XIX, o Uruguai dispunha de imensas pastagens para a criação de bovinos e ovinos.
Também no Uruguai, ocorreu uma intensa imigração europeia para o país. Houve investimentos ingleses em ferrovias e em serviços públicos, em especial na cidade de Montevidéu.
O governo de Ordóñez promoveu reformas sociais e econômicas para melhoraras condições de vida dos operários, diminuir a dependência de produtos estrangeiros e melhorar a educação.
Reeleito, Ordóñez promoveu uma reforma constitucional pela qual o Poder Executivo passou a ser exercido também por um colegiado de colorados e blancos. Esse governo consensual e cauteloso manteve uma alta qualidade de vida até a crise econômica que ocorreu na década de 1920.
O Paraguai ea Guerra do Chaco
Após a derrota na Guerra contra Brasil, Argentina e Uruguai, o Paraguai foi governado por políticos corruptos que dilapidaram o país.
A reconstrução foi ainda dificultada pelo início dos conflitos com a Bolívia. A perda do litoral boliviano na Guerra do Pacífico (1879 a 1883) levou a país a tentar conquistar uma passagem para o rio Paraguai pela região do Chaco.
A ocupaçãomilitar da região foi acompanhada por colonizadores e, a partir de 1920, começaram os conflitos entre Paraguai e Bolívia. Em 1932 o Exército boliviano tomou um forte paraguaio, iniciando a Guerra do Chaco. Após três anos de conflitos, o Paraguai venceu a Bolívia, que perdeu três quartos da região do Chaco.
Estados Unidos e o big stick
“Fale macio e carregue um grande porrete que você irálonge.” Essa frase, que traduzia a política do big stick (o grande porrete), foi utilizada então governador de Nova York, Theodore Roosevelt, para descrever as suas relações políticas sociais.
O Corolário Roosevelt e a América Latina
Roosevelt foi eleito vice-presidente dos EUA pelo Partido Republicano.
Roosevelt acreditava que as nações deveriam ser responsáveis pela manutenção da paz e da ordem.
Opresidente criou o Corolário Roosevelt, afirmando que qualquer agressão aos países da América Latina seria combatida pelos Estados Unidos, protetor dos “pobres” e dos “fracos”.
Na realidade, o Corolário Roosevelt, mantinha a ideologia do Destino Manifesto, criada pelo então presidente norte-americano James Monroe para acabar com a influência espanhola e inglesa na América.
O governo dos EUAaplicou a política do big stick na América Latina visando favorecer os interesses econômicos de grandes empresas.
Cuba, República Dominicana e Colômbia
Cuba conquistou sua independência somente em 1898, contando com a ajuda dos EUA, que, após a explosão de um de seus navios de guerra, declararam guerra à Espanha. Com a derrota espanhola, Cuba tornou-se independente.
Em 1901, uma lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 12345678912
  • 12345678912
  • 12345678912

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!