123456789

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Fazenda Modelo: novela pecuária.

HOLANDA, Francisco Buarque. Fazenda Modelo: novela pecuária. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1974.
por: Priscila Henriques Lima 1
Chico Buarque ao escrever a obra Fazenda Modelo: novela pecuária utilizou da alegoria e do grotesco para denunciar a limitação das liberdades de expressão, de imprensa, bem como as práticas de interrogatórios,prisões e torturas, muito comum no decorrer do regime militar de 1964, aplicadas àqueles que se mostravam opositores do governo ou simpatizantes das ideias comunistas.
A grande sátira do livro fica clara nos dois pilares que norteiam a narração: a questão dos grandes latifúndios e o medo da implantação de um governo comunista. As iniciativas de reforma agrária propostas pelo então presidente JoãoGoulart, e que por essa e outras ficou caracterizado com um pensamento comunista, foram ás grandes motivações para que ocorresse o Golpe Militar.
Dessa maneira, a obra é uma alegoria do Brasil, onde encontramos bois e vacas submissos aos mandos e desmandos de conselheiro-mór, o Bom Boi Juvenal, numa alusão clara aos homens e mulheres que se submetiam ao governo militar, cuja proposta era oprogresso, a ordem, baseados no controle da crise econômica e no desenvolvimento da mesma. Assim, em todo o enredo é possível perceber a alegoria da narrativa pecuarista representando o discurso político e ditador da época, com o cientificismo e as técnicas de produção sendo permeados por todo o período, tornando a leitura exaustiva e cansativa, entretanto essa sensação é provocada de maneira proposital.Para o autor, assim como no período do governo militar, a liberdade do indivíduo era usurpada pelo discurso dos princípios morais, em prol do bem maior. Impregnados pela idéia do milagre econômico, assim como a comunidade bovina aceitou pacificamente se submeter á liderança do boi Juvenal, a sociedade aceitou as restrições radicais do governo militar em prol do progresso, onde aliberdade e o agir naturalmente eram considerados um atraso que deveria ser cientificamente regulado. Onde as conseqüências do cerceamento das liberdades individuais pudessem facilitar o controle, dando fim aos conflitos sociais.
O apoio norte-americano em grandes proporções através dos financiamentos também se encontra presente na obra de Chico Buarque, quando a tomada de poder por parte doBoi Juvenal se dá através de “ordens misteriosas, talvez distintas”. Os grandes incentivadores do novo projeto administrativo da Fazenda Modelo se mantinham escondidos, bípedes, observando tudo através do vidro. Algumas vezes era possível ver suas botas brilhantes, acompanhadas do capital e de iniciativas que contribuíam para a ordem e o progresso, que não se resignava a “Modelo” somente no nome,mas tinha como objetivo servir de referência para as fazendas ao redor, o projeto ideal que deveria ser difundido e aplicado por todos os pecuaristas.
O discurso de Juvenal ao tomar posse da administração da Fazenda Modelo, se assemelha aos argumentos utilizados pela Igreja Católica no momento que passa a apoiar o golpe militar. Um exemplo claro foi o evento Marcha da Família comDeus Pela Liberdade, onde contou com a presença de quinhentas mil pessoas em março de 64, engajadas numa campanha anticomunista, com o intuito de mobilizar a maior quantidade possível de participantes, facilitando os militares na derrubada de Goulart e criando uma sociedade organizada. Outros setores religiosos também apoiaram esse movimento, conhecido como “Cruzada Anticomunista”. Podemos perceberdurante o pronunciamento do Boi Juvenal ao povo um caráter religioso quando este afirma que “cumpriria seu dever munido apenas do fervor e da continência de um cruzado” 2 apelando para a “abnegação de seus assessores diretos chamando seus escudeiros, para que compartilhassem da árdua missão que lhe fora confiada.” 3
A reprodução programada dos bois, bem como o processo de seleção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!