123456789

Páginas: 15 (3530 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
Física


Emissão e absorção de luz de diferentes cores

Ondas eletromagnéticas são ondas que se formam a partir da combinação dos campos magnético e elétrico, que se propagam no espaço transportando energia.
Essa descoberta foi muito importante porque esse valor coincide com a velocidade da luz, fato esse que levou Maxwell a suspeitar que a luz fosse uma onda eletromagnética. Já no séculoXIX, os físicos sabiam que a luz se tratava de um fenômeno ondulatório, mas não sabiam qual a natureza dela. Hoje já se sabe que a suspeita de Maxwell é verdadeira: a luz é uma onda eletromagnética. A descoberta da natureza da luz foi um fato muito importante, o qual possibilitou a unificação da Ótica e do Eletromagnetismo. Como os fenômenos luminosos têm origem no eletromagnetismo, porconsequência a ótica pode ser considerado um ramo do eletromagnetismo e suas leis podem ser deduzidas a partir das equações de Maxwell.
Maxwell morreu muito cedo e por isso não viu suas idéias serem confirmadas. Foi somente no final do século XIX que o físico alemão H. Hertz conseguiu, em laboratório, obter ondas eletromagnéticas com todas as propriedades e características propostas por Maxwell. Asexperiências que Hertz realizou confirmaram as hipóteses elaboradas por Maxwell, confirmando, dessa forma, que a luz é uma onda eletromagnética









2. Maxwell provou, através das suas equações, que o distúrbio eletromagnético, o qual é causado pela superposição do campo elétrico e campo magnético, apresenta todas as características ondulatórias e que, sendo assim, a radiação eletromagnéticatambém deveria sofrer os fenômenos da reflexão, refração, difração e a interferência, assim como acontece em uma onda. Foi por esse motivo que o distúrbio causado pelo campo elétrico e magnético acabou por ser denominado de ondas eletromagnéticas.
3. Os campos elétrico e magnético que dão origem às ondas eletromagnéticas se propagam perpendicularmente um ao outro. É importante saber que, aocontrário das ondas mecânicas, a onda eletromagnética não necessita de um meio material para se propagar, pois o campo elétrico e o campo magnético podem ser estabelecidos na ausência de matéria, ou seja, no vácuo. Sendo assim, a radiação eletromagnética pode se propagar no espaço vazio.






Química
.
Matérias e suas propriedades
Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicosObserve que o hidrogênio não é um metal, mas ele foi incluído na fila de reatividade porque aparece em determinadas substâncias (como os ácidos) e é capaz de formar o cátion hidrônio (H3O+) ou simplesmente o cátion hidrogênio (H+), que, por sua vez, pode receber elétrons, formando gás hidrogênio e água.
Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade dosmetais em soluções em que há íons hidrogênio.
Os metais chamados de não nobres, isto é, aqueles que aparecem na fila de reatividade dos metais à esquerda do H, reagem com substâncias de caráter ácido. Isso ocorre porque são mais reativos que o hidrogênio e, assim, deslocam o hidrogênio dos ácidos, formando o cátion H+ ou H3O+.
Por exemplo, se colocarmos uma fita de magnésio metálico em umasolução de ácido clorídrico, veremos a formação de bolhas (conforme mostrado na imagem do início do texto), o que indica a formação do gás hidrogênio:
Mg(s) + 2 HCl(aq) → MgCl2(aq) + H2(g)
magnésio        ácido                   cloreto de              gás
metálico       clorídrico              magnésio            hidrogênio
Nesse caso, houve a oxidação do magnésio e a redução do íon H+:
Oxidação:Mg(s) → Mg2+(aq) + 2e- (agente redutor)
Redução: 2 H+(aq) + 2e- → H2(g) (agente oxidante)
É por isso que os ácidos não podem ser guardados em recipientes feitos desses metais mais reativos que o hidrogênio (como, por exemplo, um copo de alumínio). Veja a seguir como o alumínio se dissolve em ácido:

Geralmente (com exceção do ácido fluorídrico), os ácidos são guardados em recipientes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789
  • 123456789

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!