12345667

433 palavras 2 páginas
A segunda abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasceu com Max Weber (1864-1920) considerado o fundador da teoria da burocracia. Para ele o termo burocracia não tem significado pejorativo de uso popular. O tipo ideal da burocracia, segundo Weber, apresenta 7 dimensões principais.
Formalização: Todas as atividades da organização são definidas por escrito, e a organização opera de acordo com um conjunto de leis ou regras, que são aplicáveis a todos os casos individuais sem exceção.
Divisão do trabalho: Cada participante tem um cargo ou posição definido.
Principio da Hierarquia: A burocracia se assenta em uma hierarquia bem definido de autoridade cada funcionário é submetido a ordens, assim sendo obediente, cada função mais baixa está sob controle e supervisão da mais alta, assim tendo uma unidade de controle, cada funcionário tem um único chefe. Daí o formato de estrutura piramidal da burocracia.
Impessoalidade: O funcionário ideal é impessoal no relacionamento com outros ocupantes de cargos. A burocracia enfatiza os cargos e não nas pessoas que ocupam o cargo, pois assim com a entrada e a saída os cargos permanecem para garantir sua continuidade e perpetuação.
Competência Técnica: A seleção e a escolha dos participantes da organização baseiam-se na competência técnica e na qualificação profissional dos candidatos e não de preferência de ordem pessoal. A burocracia é eminentemente meritocrática.
Separação entre propriedade e administração: os recursos utilizados para execução das tarefas não são propriedade dos burocratas, e sim da organização. A Burocracia permitindo o surgimento das sociedades anônimas e do moderno mercado de capitais.
Profissionalização do funcionário: Os funcionários da burocracia são profissionais. A burocracia permitiu o surgimento dos funcionários como profissionais.
Essa sete dimensões citadas constituem as características básicas do modelo burocrático.
Recentemente, Hall, verificou que essas sete dimensões se

Relacionados

  • 12345667
    360 palavras | 2 páginas
  • 12345667
    2655 palavras | 11 páginas
  • BD2 - Atividade4
    435 palavras | 2 páginas
  • Cartas Comerciais
    1352 palavras | 6 páginas