123455678899027346

2970 palavras 12 páginas
Anemia falciforme em crianças: assistência de enfermagem Cleonice Francisca de Jesus
Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem.

Eulália Maria Aparecida Escobar
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Orientadora.

RESUMO
A anemia falciforme é a doença hereditária de maior prevalência no Brasil sendo considerada como um problema de saúde pública. A literatura relata que a maioria dos pacientes são diagnosticados tardiamente o que resulta em alta morbi mortal idade. 0 presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica acerca da anemia falciforme em crianças e descreve os cuidados de enfermagem nas instituições de saúde.
Descritores: Anemia falciforme; Enfermagem pediátrica; Cuidados de enfermagem.

Jesus CF, Escobar EMA. Anemia falciforme: assist~encia de enfermagem. Rev Enferm UNISA 2002; 3:
13-6.

INTRODUÇÃO
A Anemia Falciforme é uma doença quase desconhecida pela população brasileira que leva à morte de muitos indivíduos. É fundamental a assistência de enfermagem para melhorara qualidade devida de seus portadores.,
Os profissionais de enfermagem devem orientar os pais a melhor maneira de cuidar de seu filho para que eles vivam satisfatoriamente. Anemia falciforme é simultaneamente uma doença congênita e genética em razão de existir um par de genes alterado, sendo também classificada como doença monogenética (SANTOS, 1999).
Para alguns autores é uma hemoglobinopatia hereditária, autossômica, caracterizada pela presença da hemoglobina anômala, denominada Hbs (ROCHA e col., 1988; OLIVEIRA,
1998; PRADO e col., 1999).
Para o Brasil pela imigração dos escravos, distribuindo se heterogeneamente na população (PAIVA E SILVIA e col.,
1993; ALVES, 1996; CHAMONE e col, 1998).
Segundo SILLA, (1999) vários estudos populacionais apresentaram a crescente presença de Hemoglobina S em indivíduos caucasóides.

Vários autores como ALVES (1996); CHAMONE e col
(1998); SANTOS, (1999), salientam que no Brasil estima se a existência de

Relacionados