12345

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Curso Superior de Administração





CRISTIAN RAFAEL PINA - RA366103
JOSÉ GONZAGA RIBEIRO - RA 366148
JULIANA REGINA SANCHES MINATEL - RA 366151
LUANA DA SILVA RIBEIRO - RA366164
NAKEYLA MARIA DA SILVA - RA 366998
TAINA CARISA SANTOS LOPES - RA366254






ESTATÍSTICA




Prof.ª. Ivonete Melo de Carvalho
Lucélia – SP
Setembro/2013SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 5
ETAPA 1 - História da Estatística 6
Conceito de Estatística  6
A Estatística possui dois grandes ramos 7
População 7
Amostra 7
Aplicações  8
Aplicação da Estatística na área de Administração  9
ETAPA 2 - Procedimento de coleta de amostras  10
Amostragem  10
ETAPA 3 - Gráficos e representações 12
ETAPA 4 - Medidas de tendência central 13Interpretação estatística dos resultados obtidos 14
Aprovação ou reprovação do lote 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16








GRÁFICOS

Gráfico 1 – Frequência Absoluta 11
Gráfico 2 – Frequência Relativa 11




TABELA
Tabela 1 – Tabela de Amostragem 10
Tabela 2 – Frequência Absoluta e Relativa 12
Tabela 3 – Desvio Padrão 13




INTRODUÇÃO

Atualmente empresas egoverno usam e aplicam dados estatísticos em seu dia a dia. A estatística tem como objetivo principal, fornecer ferramentas que ao serem utilizadas permitem lidarmos com situações sujeitas a incertezas. Hoje a estatística tem o poder de provar situações de extrema importância para as organizações, esta ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazeranálises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na análise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Para muitos estudiosos os métodos estatísticos modernosformam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza eprincipalmente os da sociedade. 















ETAPA 1 - História da Estatística 

De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatística, "Cinco homens, Hermann Conring.Gottfried Achenwall, Johann Peter Süssmilch, John Graunt e William Petty já receberam a honra de serem chamados de fundadores da estatística, por diferentes autores". Alguns autores dizem que é comum encontrarcomo marco inicial da estatística a publicação do "Observations on the Bills of Mortality" (Observações sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt.

As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos.

A abrangência da estatística aumentou no começo doséculo XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada. 


Conceito de Estatística 

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dadospodem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing. 

Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!