1234455

430 palavras 2 páginas
COMO SER UM BOM ASSISTENTE SOCIAL
O uso do instrumental técnico é imprescindível no trabalho, pois viabiliza o trabalho a ser desenvolvido e estabelece uma relação profissional, onde há uma intencionalidade.
O profissional deve estar sempre atento a linguagem que utiliza e aos objetivos de sua avaliação ao se apropriar de algum instrumento. Os instrumentos dos profissionais das áreas humanas são variados, e servem de apoio ao trabalho a ser desenvolvido.
O conjunto de técnicas articulado aos instrumentos é conhecido como instrumental, que permitirá a operacionalização, contribuindo assim para um melhor desempenho profissional. O uso do instrumental pressupõe interações comunicativas, que permitirá o profissional conhecer melhor a demanda. Essas interações comunicativas podem ser feita através de entrevistas, visitas domiciliares, laudos, relatórios entre outros.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COMUNICAÇÃO ORAL
ENTREVISTA

A entrevista vai nortear o trabalho profissional, permitindo que ele ouça muito e fale pouco, afim de direcionar as falas do usuário pára articulá-la com os objetivos do seu trabalho. Os conselhos e críticas devem ser evitados e as reflexões estimuladas. O profissional deve estar sempre atento as peculiaridades da linguagem de seus usuários, pois elas contem informações importantes para o processo da avaliação.
Cabe fomentar que a linguagem não é expressa somente pela fala, mas também por olhares, gestos e até mesmo o tom de voz. O silêncio também permite a comunicação de mensagens, neste sentido, o profissional deve aguardar e deixar que o usuário retome a fala, não interrompendo-o. Existem instituições que tem objetivos muito específicos, como por exemplo, seleção de candidatos a determinadas atividades, neste caso é comum que a entrevista possua um roteiro. No entanto, este roteiro não deve adquirir a forma de um questionário, mas sim um norteador da ação do profissional.
Existe profissionais que no decorrer da entrevista anotam dados

Relacionados

  • 1234455
    529 palavras | 3 páginas
  • A praxis do crima de explosão
    9716 palavras | 39 páginas