12342989

775 palavras 4 páginas
TRABALHO
DE
BIOLOGIA

NOME: TURMA: 201 DATA:17/05/2013 ASSUNTO: Doença de Chagas,Toxoplasmose e Malária

DOENÇA DE CHAGAS CONTÁGIO: O mal de chagas, como também é chamado, é transmitido principalmente, por um inseto da subfamília Triatomínae, conhecido como barbeiro. Esse processo se dá em razão do hábito que este tem de defecar após sua refeição. Como, geralmente, as pessoas costumam coçar a região onde foram picadas, tal ato permite com que os parasitas, presentes nas fezes, acabam entrando na pele.
SINTOMAS: Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem aparecer inicialmente, embora existam casos em que a doença se apresenta se de forma assintomática.
TRATAMENTO: O diagnóstico pode ser feito via exame de sangue do paciente na busca do parasita no próprio material coletado ou pela presença de anticorpos no soro. O tratamento, visando à eliminação dos parasitas, é satisfatório apenas no estágio inicial da doença, quando o tripanossomo ainda está no sangue.
PREVENÇÃO: Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais. Cuidados com a conservação das casas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.

TOXOPLASMOSE

CONTÁGIO: A principal forma de contágio da toxoplasmose se dá por meio da ingestão de carne crua e verduras mal lavadas. Esses alimentos podem conter ovos do protozoário. Especialmente se vieram de terrenos contaminados. E a carne pode ser de um animal que já pastou.
SINTOMAS: As crianças com toxoplasmose congênita, ou seja que são infectadas no ventre materno, podem apresentar sintomas graves e rapidamente fatais, que incluem: Inflamação dos olhos que pode evoluir para a cegueira, icterícia intensa, equimoses,

Relacionados