12334566789

1401 palavras 6 páginas
Referencia: ALVES, rubem. Filosofia da ciência introdução ao jogos e suas regras. ED. 9 São Paulo, Loyola. Editora brasileira 1981.ras
Credências do autor:
Nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais. Poucos foram lá, mas muitos ouviram a "serra de Boa Esperança", do Lamartine Babo. Em 1933.
Depois passou por varias cidades pequena, ate uma juventude no Rio de janeiro.
Estudou música, teologia e quis ser médico, por amor a Albert Schweitzer.
Foi pastor numa igreja do interior de Minas, lavras, cidade de Ipês e de escolas. Convivi com o povo, e de 58 a 64 deixou os livros, sem remorsos, para viver dores e alegrias de outros. Assim vivem pastores protestantes e, imagino, sacerdote católico.
Passou algumas vezes pelos Estados Unidos. lá fez seu doutoramento. Princeton, New Jersey.
Resumo da obra
Em filosofia da ciência, introdução aos jogos e suas regras. Rubem Alves faz uma alerta a necessidade de si desmistificar o cientista considerado superior por si, pela classe e pela grande maioria das pessoas comuns. Dado ao seu trabalho em busca da verdade, do conhecimento e do desenvolvimento da ciência. a obra é dividida em onze capítulos, os quais, gradativamente vão conduzindo o leitor ao mundo da ciência em um raciocínio bem estruturado lógico e didático.
Ao longo dos temas tratados são inseridos exemplos questionamento e jogos. Em uma contínua interação com o leitor. Também sobressaem as criticas, comparações entre pensadores e cientistas e as conclusões a que conduz o raciocino desenvolvido.
O autor sugere ainda, e de forma infatica o risco de que a espacialização, ai entendida a ciência, si transforme em uma perigosa fraqueza e si mal aplicada pode contribuir para uma atrofia do pensamento dos não-cientistas. Além de limitar a visão do todo pelo aprofundamento do particular. Em outra palavras deve-se estar ciente de que tanto a ciência quanto o senso comum requerem criatividade para o invento de soluções que buscam a adaptações do ser humano as revoluções da

Relacionados