1232343

436 palavras 2 páginas
basements, on PCs and television screens. (Johnson 9:2005)

A educação que Johnson se refere é o desenvolvimento cognitivo que a rede de relações complexas do jogo gera. Essa relação está sendo apropriada na construção do discurso midiático. Jogos antigos possuíam narrativas fracas com relação a outras dimensões. Frasca 1aproxima a discussão dessas dimensões na discussão da tipologia dos games, fazendo com que o status de objeto de comunicação seja resgatado ao jogo. Assim como o cinema, literatura, música, o jogo trabalha com os sentidos. Com diversos sentidos tornando-o um produto multimídia. Frasca nos conduz a discutir que um jogo, além de sua estrutura ludológica, deve ter aproximação de análise com a narratologia, legitimando-o a um patamar midiático de produção. A narratologia e a ludologia são campos que servem para análise dos jogos, o primeiro trabalhando com a história contada e o segundo com as relações lógicas entre os objetos do jogo.

Para o entendimento da cultura dos games, que está inserida no desenvolvimento da cultura pop, é importante ressaltar os pensamentos de McLuhan em os meios de comunicação como extensão do homem. Entre suas idéias ressalta-se para esse artigo a compreensão do entendimento de novas mídias. McLuhan diz que o problema com o julgamento de um novo sistema cultural nos seus próprios termos é que a presença de um passado recente inevitavelmente contamina a visão de uma forma emergente, ressaltando as falhas e imperfeições. Ou seja o entendimento da mídia game é contaminado pelo passado recente dos inventos de comunicação.

Mas esse entendimento vem diminuído ao longo dos anos devido a absorção dos meios de massa pelas características do jogo. A apropriação se dá em esferas artísticas, de linguagem, de formato, sonoras, não vindo apenas determinante dos jogos mas da concatenação de diversos produtos jovens que vem formulando uma nova linguagem comunicativa. De uma forma tímida a publicidade, relações públicas e o

Relacionados

  • 1232343
    436 palavras | 2 páginas
  • 1232343
    436 palavras | 2 páginas