12314567

683 palavras 3 páginas
Critica a sociedade
[...] o Dr. Simão Bacamarte, sendo filho da nobreza da terra e maior dos médicos do Brasil, de Portugal, e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua [...]. Bacamarte incorpora de forma bastante irônica o papel de um cientista que, dentro do mundo racional, está fora do mundo real, pois a escolha da própria esposa não é feita pelo caráter e sim qualidades relacionadas a biologia: [...]. Aos quarenta anos casou-se com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e nem bonita e nem feia [...] reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, são e inteligentes [...] (ASSIS, 2009, p.9).

crítica ao cientificismo na sociedade da época, as atenções principais estavam voltadas para as realizações da ciência progressista, ou seja, valorizava-se muito do que vinha a partir da explicação científica.
Aspectos de crítica sócio-política: Na figura do Porfírio, analisa-se o político sempre buscando vantagens pessoais. No povo da cidade de Itaguaí, percebe-se a submissão, a fácil manipulação, bastando, para isso, conhecimento ou liderança.

2. Humor amargo de Machado de Assis - visão irônica e amarga que enfatiza aspectos negativos denunciadores da frustração humana: o autor utiliza o humor para criticar a hipocrisia humana, provocada por um sistema social regido pela falta de valores. O homem, para Machado, é acima de tudo, ganancioso e movido pela intenção de poder.

3. "Simão Bacamarte aparece como símbolo de um saber duvidoso, pois não se revela senão em estado de pânico em que põe o universo, quando ele procura determinar uma norma geral de conduta para o comportamento humano,igualando, rasteiramente, todos os indivíduos". "É a deformação do "cientista" que toma como verdade absoluta os pressupostos da ciência e comete, em seu nome, equívocos sucessivos sem dar pelo

Relacionados