12312210092000

277 palavras 2 páginas
FÁBRICA DE CONTOS
Objetivos:
• Enriquecer e estimular o imaginário da criança;
• Desenvolver a competência narrativa indispensável à produção e à escrita dos contos.
Descrição:
A máquina é fabricada com um painel medindo 100cm por 70cm, no qual fixamos, com sete parafusos e sete porcas borboletas, sete discos de 18cm de diâmetro, forrado com papel plastificado contendo um furo de 10mm no centro para a rotação com o dedo. Cada disco tem um título e contém oito paradigmas diferentes de personagens, objetivos ou situações, o que possibilitam múltiplos enredos de contos por combinação.

REGRAS DO JOGO

Começa-se pela escolha de um elemento de cada disco, girando-o segundo as sugestões dos alunos, até fazer coincidir com a seta. Obtém-se, por exemplo, a série: um pescador, uma garrafa com mensagem, torna-se rico, uma ilha deserta, um dragão, um mágico, um tesouro. Os elementos indispensáveis à criação de um conto são assim determinados e deverão aparecer no relato do grupo. O professor deve cuidar para que as regras do jogo sejam respeitadas e para que haja a construção coerente da narração. O professor supervisiona também o uso correto dos organizadores textuais, dos tempos verbais, etc. Ao término os alunos poderão criar os personagens e cenários utilizando diversas técnicas (recorte, colagem dobradura, sucatas...).

Obs: o texto poderá ser feito em duplas ou individualmente. Cada dupla recebe a ficha abaixo e conforme vão saindo os resultados nos discos eles irão anotando.

FÁBRICA DE CONTOS

O Herói:...........................................................................
O Ponto de Partida:.........................................................
O Objetivo:......................................................................
O lugar:............................................................................

Relacionados