123093300396

844 palavras 4 páginas
Sistema respiratório

É responsável por uma operação vital e ininterrupta que supre o organismo de oxigênio e elimina gás carbônico.O ato de respirar é realizado pelos órgãos que compõem o sistema respiratório.Os pulmões,localizados na caixa torácica,são os principais órgãos da respiração. O controle do processo respiratório é feito pelo sistema nervoso .Sem o oxigênio,as células do cérebro são as primeiras a serem afetadas,o que provoca o colapso de todo o organismo.

O sistema respiratório abrange a cavidade nasal,a boca,a faringe,a laringe,a traquéia e os pulmões.A caixa torácica,formada pelas costelas e o diafragma-músculo que separa o tórax do abdome-,são responsáveis pelos movimentos de inspiração e expiração.As moléculas de dióxido de carbono,resultantes do trabalho celular,são,por sua vez,eliminadas.

O caminho do ar.

1-O ar entra pelo nariz,cuja os pêlos(vibrissas) e mucosa realizam uma operação de filtragem.as vezes,a boca também serve como porta de entrada para o ar.
2-A seguir,o ar passa pela faringe,estrutura composta por três partes,onde estão as tonsilas,responsáveis pela interceptação e destruição de microorganismos nocivos.
3-A laringe,que possui o formato de funil,é a próxima região por onde o ar passa.nela localiza-se a epiglote,membrana de forma triangular que ajuda a impedir, a entrada de alimentos nos pulmões.
4-A próxima passagem do ar e a traquéia-um tubo forrado de cílios,com comprimento de 10 a 12 centímetros.formado por uma série de anéis cartilagíneos,intercalados pelo tecido conjuntivo fibroso.
5-Na região do tórax ocorre uma bifurcação da traquéia,dando origem a dois brônquios,que se subdividem em canais menores chamados bronquíolos.são eles que conduzem o ar aos alvéolos pulmonares-estruturas elásticas parecidas com sacos.
6-Dos alvéolos,o oxigênio passa para o sangue em seguida,para os tecidos. Pulmões
São os principais órgãos da respiração.De textura leve e

Relacionados