12223547222

787 palavras 4 páginas
Por muitos anos as organizações têm gerenciado a qualidade dos seus produtos e serviços através da implementação de sistemas de gestão, como internacionalmente reconhecido sistema de gestão da qualidade, ISO 9001. Entretanto, com a crescente constatação de que o planeta não pode sustentar o nosso modo atual de vida, as organizações passaram a buscar formas para gerenciar e melhorar os impactos ambientais relativos à produção e entrega de seus produtos e serviços.
A ISO 14001 é a norma internacional para sistemas de gestão ambiental e segue a mesma abordagem “planejar, programar, monitorar, melhorar” da ISO 9001. Existem muitos requisitos comuns entre a ISO 9001 e a ISO 14001 – sendo que a única diferença é a ênfase em meio ambiente ao invés de em qualidade. Por exemplo, ambas requerem uma política, objetivos e metas, colaboradores competentes, documentos e registros controlados e que sejam realizadas análises críticas pela direção. Entretanto, existem também algumas diferenças significativas. Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para Que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios. A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001.

Tabela 3 – Comparativa entre ISO 9000 e 14001. Características ISO 9000 ISO 14001 Objetivos
Definir políticas e objetivos variáveis, divulgar as políticas, providenciar recursos e estabelecer um ambiente propício à implantação da Qualidade.
Obter um desempenho ambiental correto bem como buscar sua certificação por uma organização externa competente. Aplicação
Gestão da qualidade da Empresa.

Relacionados