12222 Unidade 10 Portf Lio De Produtos

989 palavras 4 páginas
DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA
PROFESSOR: Vinicius Maciel

UNIDADE 10: PORTFÓLIO DE PRODUTOS

O que você entende por Portfólio de Produtos?

1- Portfólio

As análises dos ambientes interno e externo proporcionam uma visão bastante ampla das condições em que a empresa vai desenvolver seu trabalho.
Oportunidades e ameaças estão presentes no ambiente turbulento do mundo dos negócios e é preciso que o gestor tenha habilidade suficiente para utilizar suas forças em favor do sucesso, ao mesmo tempo em que neutraliza ameaças e impede que as fraquezas afastem a empresa dos seus objetivos.
Para facilitar toda essa dinâmica de gestão para o sucesso, é preciso se juntar tudo o que foi colhido de informação no processo de análise, a fim de que seja possível chegarmos à formulação da estratégia.
Após a realização da análise do ambiente externo, a empresa deve estabelecer quais são suas áreas de interesse, de acordo com a atratividade identificada, criando uma espécie de mapa de atratividade.

1

Ao mesmo tempo em que isto acontece, a empresa faz uma análise do ambiente operacional, onde se encontra o maior índice de competitividade.
Essa análise permitirá se perceber o quanto é possível para a empresa atrair seu público-alvo, ou seja, obter a medida do nível de competitividade da empresa, cujo significado tem reflexos de sua participação relativa no setor.
Este raciocínio levará a empresa a estabelecer uma representação do seu portfólio, que significa um conjunto de áreas estratégicas, atuais e novas, nas quais a empresa pretende operar para o cumprimento do seu propósito.
Ao identificar estas áreas, será possível direcionar esforços e recursos para as áreas de interesse, assim como evitar investimentos em áreas as quais a competitividade da empresa fosse mínima e sua atratividade também.
A fim de ajudar as empresas a identificar estas áreas de atratividade, foi criada, na década de 60, pelo Boston Consulting Group, uma matriz de análise denominada de Matriz BCG em homenagem

Relacionados