121653674648

543 palavras 3 páginas
Data: 25/03/2013
FICHAMENTO

QUITANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber / Tânia Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. – 2ed. rev.amp.- Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 159 p- (Aprender)

As autoras fazem uma abordagem a respeito do histórico da Sociologia de como ocorreram ás transformações necessárias para que ela se tornasse uma ciência. Vários aspectos são elencados no decorrer da discussão, onde o mesmo se inicia com as mudanças que sucederam na sociedade que são anterior aos teóricos da Sociologia, essas alterações sociais aconteceram de maneira lenta, até mesmo os sistemas filosóficos e científicos não passaram por rupturas radicais, foram necessários séculos para se atingir o grau de desenvolvimento que contribuiu para a Sociologia se tornar uma ciência.
O capitalismo foi responsável por provocar profundas desestruturação na sociedade europeia ocidental, isso porque o antigo sistema politico, social e econômico se enfraqueceram. Junto com o capitalismo houve a modernização, os avanços tecnológicos e o pensamento moderno mudaram a mentalidade da sociedade, novos valores passaram a ser discutidos, mudam-se os padrões e todo esse processo passam a serem questionados e também estudados por filósofos que buscavam compreender todas essas profundas alterações.
Outros fatores também justificaram a necessidade de repensar a sociedade, dentre eles a ruptura do pensamento religioso, os questionamentos sobre os princípios da autoridade da Igreja, junto com seus dogmas foram contestado, a sociedade vivia a crença na razão, onde o homem aparece dinâmico e capaz de sua auto-regência que caminhava em direção ao progresso, assim expressava as ideologias do pensamento iluminista.
Destacam-se nesse momento histórico uma série de pensadores que tentam explicar esses fenômenos sociais que passam a moldar o século XIX, trazendo uma série de inquietações e questionamentos que tentam através de métodos, leis,

Relacionados