1215745

404 palavras 2 páginas
UNIP INTERATIVA – EAD

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO:
Claudiene Dias DE oliveira - RA:1215745

POLO:
PALMEIRAS DE GOIÁS

2012

TG Letras
Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funciones, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Os operadores argumentativos são importantes tanto para a leitura como para produção de textos. Na leitura são percebidos como marcas linguísticas que apresentam pistas para a construção do sentido pelo leitor, desvelando a força argumentativa dos enunciados e a direção para a qual apontam. Dependendo do contexto, eles assumem caráter coesivo que garante a progressão textual, por meio de diversas tonalidades de sentido.
“Como classe gramatical as palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.
Os operadores argumentativos são utilizados para introduzir vários tipos de argumentos. Os mais comuns são:
* Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, além disso, etc.
* Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, conseqüentemente, etc.
* Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.
* Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, etc.
* Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... quanto, tão... como, etc.
* Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que,

Relacionados