121556879498

1456 palavras 6 páginas
(BLUETOOTH) – ARQUITETURA, ESTRUTURA E APLICAÇÃO:

INTRODUÇÃO
Em 1994, a Ericsson se interessou em conectar seu telefones móveis a outros dispositivos (por exemplo, PDAs) sem cabos. Junto com a IBM, a Intel, a Nokia e a Toshiba ela formou um consórcio (ou SIG, Special Interest Group) com o objetivo de desenvolver um padrão sem fio. Daí surgiu o Bluetooth.
Bluetooth é uma tecnologia para comunicação sem fio de curto alcance que visa substituir cabos, conectando dispositivos fixos e portáteis enquanto mantém níveis de segurança altos.
O nome Bluetooth foi dado em homenagem a Harald Blaatand (em inglês: Bluetooth) I, um rei viking que unificou (isto é, conquistou) a Dinamarca e a Noruega.
Em julho de 1999 o consórcio do Bluetooth emitiu a especificação da versão 1.0, que foi adaptada pelo IEEE para um padrão aberto em 2002. Embora as duas versões não sejam idênticas (enquanto a do SIG descreve toda a pilha de protocolos, do rádio à camada de aplicação, a do IEEE considera apenas as camadas física e de enlace de dados), acredita-se que elas venham a se convergir.
Neste trabalho serão considerados os aspectos técnicos do funcionamento de equipamentos que seguem o padrão original Bluetooth, idealizado pelo consórcio. Primeiramente serão abordadas as características gerais; em seguida, a pilha de protocolos; depois os aspectos de rádio e de rede; e, em fim, a conclusão.
Desenvolvimento
Características gerais: A tecnologia Bluetooth interliga aparelhos numa rede sem fio de baixa potência, curto alcance e baixo consumo de energia. Ela usa a banda de freqüência conhecida como ISM, uma faixa estabelecida por acordo internacional para uso irrestrito em aplicações industriais, científicas e médicas (daí a sigla). Essa faixa gira em torno de 2,45GHz. Para evitar interferências nas transmissões, essa tecnologia usa a técnica do salto de freqüência de espalhamento espectral, através da qual salta 1600 vezes por segundo entre 79 canais de 1MHz dentro da faixa

Relacionados