12135646612

6386 palavras 26 páginas
TECA ALENCAR DE BRITO

Teca Alencar de Brito é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Estudou Educação Artística e piano, dedicando-se à educação musical desde 1974. Dirige as atividades da TECA - Oficina de Música em São Paulo, escola voltada à formação musical de crianças, adolescentes e adultos.
Produziu vários CDs que documentam seu trabalho como "Canto do povo daqui" e "Cantos de vários cantos", publicou livros como: "Koellreutter educador - o humano como objetivo da educação musical" e "Música na educação infantil - propostas para a formação integral da criança". Foi relatora do Documento de Música integrante do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo MEC, em 1998.

Considero Teca uma das mais influentes educadoras musicais brasileiras dos dias de hoje. A autora busca, em primeiro lugar, compreender e respeitar a produção musical infantil, priorizando a exploração, os gestos, a criação e a improvisação. Segundo ela "um projeto de educação musical deve considerar a música como sistema dinâmico de interações e relações entre sons e silêncios no espaço-tempo, entendendo que o processo de musicalização caracteriza-se pela construção de vínculos com essa linguagem". Nas referências bibliográficas de suas publicações encontramos a citação de autores como Esther Beyer, John Cage, François Delalande, Hans-Joachim Koellreutter, Murray Schafer e Keith Swanwick. Atuando como educadora durante muitos anos, Teca considera-se uma pesquisadora. Através de seus livros e artigos podemos perceber que a autora busca, constantemente, analisar e refletir sobre o modo como as crianças aprendem e fazem música, e qual é o significado que este fazer musical tem em suas vidas.
Teca destaca que somos seres musicais, que a música é importante para nossa vida e por isso deve fazer parte do currículo das escolas. Nada mais simples!

"O fazer musical é um modo de resistência, de reinvenção (questões caras ao humano, mas

Relacionados