121136090

502 palavras 3 páginas
A ética profissional, ou moral profissional, denomina-se, também, deontologia. A deontologia compreende o estudo dos conceitos básicos do direito e do dever.
As normas do código de ética visam ao bem-estar da sociedade, de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituição.
Um dos objetivos de um código de ética profissional é a formação da consciência profissional sobre padrões de condutaUm exemplo de itens que podem constar de um código de um ética pode ser:
Nenhum código de ética consegue, todavia, abarcar todos os problemas que aparecem quando do exercício de determinada profissão. Ele deve, por isso, ser suplementado com opiniões de órgãos competentes e por associações profissionais
Um código de ética deve indicar um novo padrão de conduta interpessoais na vida profissional de cada trabalhador que esteja exercendo qualquer cargo na organização.
Um exemplo de itens que podem constar de um código de um ética pode ser
a. Dividir tudo (rotinas de trabalho, novas descobertas etc.).
b. Ser justo.
c. Não magoar as pessoas (elas vão te magoar, também).
d. Colocar no lugar certo as coisas que tirou.
e. Limpar suas próprias sujeiras.
f. Não pegar o que não é seu...
Os itens constantes de um código de ética podem ainda ser mais sucintos
Seja honesto, responsável, eficiente, preparado, digno, justo e bom
O Código de ética da Columbia Gas System Service Corporation, uma empresa americana, é sucinto e objetivo. Nele, nenhum empregado não deve:
1. Aceitar qualquer pagamento ou presente direto ou indireto para fazer negócios no interesse da companhia.
2. Pleitear reembolso por despesas que não podem ser plenamente documentadas e verificadas como uma despesa legítima do negócio
3. Fazer uso dos equipamentos da companhia ou facilidades para fins pessoais.
4. Dar a conhecimento informação confidencial de computador ou outros arquivos para qualquer pessoa não autorizada a recebê-la
5. Ter interesse em negócio

Relacionados