1211212121213543434

390 palavras 2 páginas
PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARÁ Com o objetivo de trazer conhecimentos quanto á importância do Agronegócio no estado do Pará e gerar mais interesse pelo assunto, foi realizada no dia 16/09/2013, no Conselho Regional de Economia – PA, uma palestra ministrada pelo Dr. Carlos Xavier presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA).
O palestrante relatou que a pecuária no Brasil, gera cerca de 500 mil empregos diretos e que o Pará possui cerca de 20 milhões de cabeças de gado, ocupando a 4° posição no ranking de rebanhos do Brasil. O Pará é também o segundo maior produtor de cacau do país estando atrás apenas do estado da Bahia.
O Dr. Carlos Xavier também relatou a importância do Projeto Preservar e o Instituto Alerta Pará com o objetivo de formular propostas à integração do Pará em termos regional, nacional e internacional, com competitividade econômica, inclusão social, sustentabilidade ambiental e soberania nacional.
Segundo o Doutor, o crescimento do poder aquisitivo das famílias paraenses e brasileiras não está ligado a incentivos financeiros dados pelo governo, mas á produção. Mesmo com os avanços aqui citados, o estado do Pará ainda está muito aquém de sua real capacidade. Com solo adequado, ótimas condições climáticas, boa quantidade de mão-de-obra e muitos outros artifícios que são necessários para a produção, a região já deveria ter avançado em muito em infra-estruturas, melhores condições de vida e maior rentabilidade de grande parcela da população.
Um dos maiores obstáculos encontrados na região para a alavancagem da produção, são as barreiras criadas através de leis implantadas pelo Estado que impedem, em muitos casos, que as enormes riquezas existentes sejam utilizadas como fonte de recursos, ainda que com responsabilidade. Daí a importância do maior entendimento por partes dos interessados pelo avanço de todos os setores na região que é a sociedade, a qual é a mais prejudicada em meio a tudo isso, frisou

Relacionados