121121212121212

706 palavras 3 páginas
RISCOS AMBIENTAIS:
São considerados riscos ambientais os agentes agressivos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, são todos aqueles que possam trazer ou ocasionar algum dano na saúde do trabalhador, nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.
Riscos químicos:
Oque é:
Este grupo é representado pelas substancias químicas encontradas nas formas liquida, solida e gasosa. Quando absorvidas pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos para a saúde. Há três maneiras de penetração no organismos: pela via respiratória, via cutânea e pela via digestiva.
Oque causam:
Quando absorvidas causam doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema pulmonar, irritações das vias aéreas superiores, náuseas, sonolência, convulsões, coma e as vezes até a morte. Dependendo da forma que seu organismo absorveu.
Principais riscos:
Os principais riscos são as poeiras minerais; poeiras vegetais; poeiras alcalinas; fumos metálicos; por nevoas; gases e vapores.
Onde se encontram:
São encontradas no calcário; no bagaço da cana-de- açúcar, algodão, carvão, asbesto, minerais e em compostos de qualquer produto químico.
Prevenção:
Ventilação e exaustão, substituir o produto químico utilizado por um menos toxico, redução do tempo de exposição, conscientização dos riscos para o meio ambiente, utilização de máscara de proteção respiratória para poeira, gases e fumos, usar luvas de borracha, neoprene para os trabalhos com produtos químicos, afastamento do local de trabalho e etc.

Riscos físicos:
Oque é:
São os efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas, características do local de trabalho que podem causar prejuízo na saúde do trabalhador.
Principais riscos:
Os principais riscos são ruídos, vibrações, calor, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, umidade e frio.
Oque causam:
Causam cansaço, dores de cabeça, aumento de pressão arterial, dores na coluna, artrite,

Relacionados