1207555

1536 palavras 7 páginas
ESTUDO DIRIGIDO – PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Psicologia Comunitária: uma abordagem conceitual. Gomes (1999)
1) Para a psicologia comunitária, o que é comunidade?

Várias definições apontam a comunidade como sendo um grupo social com certo grau de organização que compartilha o mesmo espaço físico e psicológico, e alguns objetivos comuns derivados de crenças, valores e atitudes compartilhadas e mantém um sistema de interação duradouro no tempo e no espaço.

2) Quais as principais críticas à psicologia comunitária?

Comunitarismo: é a preocupação exacerbada desta Psicologia com os problemas comunitários em detrimento da consideração pelos problemas de natureza teórica e metodológica suscitada por esta abordagem.

Academicismo: é o oposto do comunitarismo. Aqui a preocupação da Psicologia Comunitária volta-se para problemas acadêmicos, preocupada apenas com o desenvolvimento de teorias e técnicas cientificamente relevantes, sem considerar a relevância social destes achados.

Idealismo: seria o resultado da visão reformista de alguns psicólogos comunitários que reduzem todos os problemas sociais a fatores políticos, sem considerar a necessidade do conjunto da sociedade humana e, ás vezes, as necessidades de mudança da própria psicologia.

Assistencialismo: identificação da Psicologia com obras caritativas e assistências, que servem apenas para alimentar a dependência da comunidade.

3) Explique a crítica à fragilidade teórica da psicologia comunitária.

A psicologia Comunitária é um saber em construção que vem sendo edificado mais pela ação do contato direto da Psicologia com a Comunidade do que pela elaboração de teorias apropriadas em Psicologia Social. Isto pode facilitar o desenvolvimento de certo pragmatismo da parte do psicólogo na operacionalização de teorias e sua articulação com as técnicas a serem manipuladas por este na comunidade.

4) Explique a crítica à Fragilidade metodológica da psicologia comunitária.

A psicologia

Relacionados