120752040329

3455 palavras 14 páginas
FACULDADE ITABORAÍ

FERNANDA DE MORAIS PACHECO

ALAVACAGEM OPERACIONAL, FINANCEIRA E TOTAL.

ITABORAI
2013

Introdução
As alavancagens existentes nas estruturas das empresas visam, basicamente, elevar os seus resultados operacionais (lucro operacional) e líquidos (lucro líquido). Neste mesmo sentido, Gitman conceitua alavancagem como sendo o uso de ativos ou recursos com um custo fixo com o fim de aumentar os retornos dos proprietários das empresas.
Existe um forte correlação entre o nível de alavancagem e o risco ao qual a empresa se sujeita: quanto maior o nível de alavancagem, maior o risco e, consequentemente, maior o lucro (ou o prejuízo, caso alavancagem seja desfavorável). Existem, basicamente, três tipos de alavancagem: Operacional, financeira e total. Na Operacional a empresa faz uso da sua estrutura de custo fixos para alavancar os seus resultados operacionais; Na financeira, a empresa aumenta a participação de recursos de terceiros (empréstimos, financiamentos e debêntures) para obter um maior resultado líquido. Já a alavancagem total, incorpora de forma combinada, como ensina Assaf
Neto, o impacto total da estrutura de custos de uma empresa sobre suas decisões operacionais e financeiras, ou seja, é o efeito conjunto da alavancagem operacional e da alavancagem financeira.
Gitman esclarece que os três tipos de alavancagem podem ser definidos mais claramente no que diz respeito à demonstração de resultado de exercício da empresa

Cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado. Dessa forma, os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor.
Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais

Relacionados