1200954

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
AFRODITE A DEUSA DA BELEZA E DO AMOR.




Na rebelião dos deuses pelo poder, Cronos (Saturno), destronou o pai Urano (Céu),amputando-lhe os testículos. Lançados ao mar, os órgãosde Urano fecundaram mais uma vez, formando uma grade espuma. Dessa espuma, surgiu amparada numa grande concha de madrepérola, Afrodite, a mais bela de todas as deusas.
Sendo a deusa mais bela do Olimpo, atraiu parasi o desejo e a paixão de todos os deuses, mas foi obrigada por Zeus (Júpiter), a desposar Hefestos (Vulcano), o deus feio e coxo da forja e do ferro. Inconformada com o casamento, a deusa não deixoude viver a voluptuosidade impetuosa do seu ser. Traiu Hefestos com os mais belos deuses, sendo a sua paixão com Ares (Marte), o deus da guerra, a mais famosa das suas lendas.Afrodite é voluntariosa,amiga dos amantes, mas inimiga da sensatez. Representa a doçura dos apaixonados, a languidez dos desejos, o idílio da entrega dos corpos. Foi ela quem prometeu o amor da bela Helena ao príncipe Paris,sem se importar com uma sangrenta guerra que devastou Tróia para que os amantes vivessem a paixão prometida.Sendo a mais bela de todas as deusas, Afrodite foi representada em diversas obras de artegregas. Ela era considerada o ideal da beleza feminina na Grécia antiga.

A ORIGEM DO CÚLTO À DEUSA
O culto a Afrodite tem as suas origens no oriente, entre as civilizações semíticas. Foiintroduzida na Grécia pelos marinheiros e mercadores. Assim como a deusa oriental na qual foi inspirada,Afrodite era primitivamente a deusa do instinto sexual e da fecundidade, abrangendo não somente aoshomens, mas a toda natureza. Era ela quem espalhava o elemento úmido, nos animais e humanos representados pelo sêmen, e nos vegetais a chuva, que disseminava as sementes. As flores, as árvores, os frutos,eram obras de Afrodite, que uniam Gaia (Terra) e Urano (Céu) na grande inspiração da fecundidade.A lenda relata que depois do nascimento no mar, Afrodite foi soprada suavemente pelo vento Zéfiro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!