12 Oxidacao Do Asfalto Dultevir Melo

1504 palavras 7 páginas
Oxidação do Asfalto

Oxidação do Asfalto
Dultevir Melo

Oxidação do Asfalto

O asfalto é basicamente e principalmente uma mistura complexa de hidrocarbonetos compostos de moléculas de hidrogênio e carbono e de produtos nitrogenados. Esses hidrocarbonetos são aromáticos
(benzênicos e naftênicos) e alifáticos (cíclicos e acíclicos). Não tem uma fórmula química particular devido ser uma mistura e, também, as proporções de cada hidrocarboneto variam para cada origem do cru objeto do refino.

Em contato com o oxigênio alguns hidrocarbonetos de peso molecular baixo reagem incorporando os átomos de oxigênio promovendo uma reação conhecida na Química como OXIDAÇÃO.

Oxidação do Asfalto

A oxidação ocorre com outras substâncias ou elementos. A ferrugem, por exemplo, é provocada pela oxidação do ferro. O azinhavre é a oxidação do cobre.

A prática nos ensina:

Oxidação do Asfalto

1. Quando o asfalto é exposto ao oxigênio, há uma reação química em praticamente todas as temperaturas.

2. A taxa de reação é extremamente sensível à temperatura dobrando por cada 14º C que a temperatura suba acima dos 93o
C.

Por

exemplo,

a

reação

produz-se

duas

vezes

mais

rapidamente a 149o C que a 135o C. A reação a 163o C é quatro vezes mais rápida que a 135o C.

Oxidação do Asfalto

Oxidação do Asfalto

3. Posto que o oxigênio é um gás e o asfalto aquecido um líquido, quanto maior seja a superfície de asfalto exposta ao ar, tanto maior será a quantidade da reação química. A reação acontece na superfície de contato.

Oxidação do Asfalto

Oxidação do Asfalto

4. A reação é afetada pelo tempo de exposição do asfalto ao oxigênio. 5. A presença de elementos estranhos ao asfalto, tais como, as partículas metálicas afetam a taxa e o grau da oxidação.

6. A radiação solar junto com a presença de partículas metálicas também causam a deterioração acelerada do asfalto. É de ressaltar a influência dos raios ultravioletas que transformam os hidrocarbonetos do asfalto em substâncias

Relacionados

  • Asfalto
    26495 palavras | 106 páginas
  • trabalho
    27546 palavras | 111 páginas