12 Homens e uma sentença

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2012
Uma produção feita inicialmente para a televisão é um verdadeiro estudo do comportamento humano e instrumento de análise jurídica.
O filme relata a reunião de 12 jurados responsáveis por decidir o futuro de um jovem de 18 anos, acusado da morte de seu próprio pai. Toda a trama se passa em apenas dois cenários repletos de discussões interessantes e inteligentes em torno do homicídio.
No sistemanorte-americano, para que se tenha o veredicto final, a votação tem que ser por unanimidade. Em caso de dúvida ou discordância, os jurados devem usar de bom senso para fazer prevalecer a inocência, até existir o veredicto unânime de inocência, ou seja, a certeza para se condenar ou absorver um indivíduo para evitar injustiças. Com a condenação do acusado, a lei determina que o réu seja condenado àmorte na cadeira elétrica.
Inicialmente, 11 dos 12 jurados são a favor da condenação do réu. O arquiteto Davis (interpretado pelo ator Henry Fonda), 8º jurado, é o único disposto a discutir sobre o caso antes da votação, pondo em análise cada uma das provas apresentadas pela promotoria, cada detalhe dos depoimentos prestados pelas testemunhas, cada objeto, fato ou circunstâncias ligados à cenado crime, ao ambiente, detalhes particulares e mínimos. Durante seu empenho em convencer os demais jurados, são reveladas as características, as atividades, frustrações e motivações, enfim, a história de cada um deles, mostrando o que os levou a acreditar que o jovem fosse culpado, mostrando suas opiniões banhadas em preconceitos.
Com condições sociais e idades diferenciadas, os jurados apresentamcaracterísticas de suas personalidades, como seres únicos, sejam dotados de timidez, humildade ou intelectualidade, recrutados para decidir a vida ou a morte do jovem réu.
Esses aspectos individualistas começam a aparecer quando Davis provoca o senso crítico dos demais, persistente e persuasivamente. Logo de imediato, sente a imensa resistência de quase todos os outros onze jurados, masrapidamente, um a um, começam a se sentir inseguros quanto ao seu posicionamento inicial de entender se o réu é realmente culpado. Com isso, há inevitavelmente o afloramento de suas personalidades, surgindo assim emoções e conflitos, os quais exercem influência nos seus comportamentos, e as demais variáveis que permeiam as relações desse grupo altamente diferenciado.
Os jurados se permitiram passar aexercitar a sua capacidade de enxergar por detrás do que antes eles próprios haviam analisado. E essa capacidade se deve, unicamente, à disposição por não se ater ao significado frio, puro e simples, das palavras, dos dados, provas, indícios, depoimentos, circunstâncias e, até mesmo, do inconsistente álibi do réu. As impressões individuais foram se transformando em grupais, apresentando força nova. Écomo num texto, quando as expressões somente surgem quando se dá a primeira compreensão do sentido de uma determinada frase. Aquela expressão, ao lado de uma e tantas outras, farão surgir os textos, com seus significados globais. Buscando-se provar que o réu era culpado, chegou-se à certeza de sua inocência, utilizando-se os mesmos instrumentos e recursos, partindo da compreensão até se chegar aofato.
Nos 95 minutos de filme os jurados encontram-se numa pequena sala onde a falta de ventilação e o calor predominam, assim aumentando o grau de insatisfação do local.
O alto grau de nervosismo vem muito mais do conflito de opiniões entre os personagens e na divergência dos diálogos do que propriamente da ação. A lógica, o preconceito e a emoção dominam constantemente a sala onde estãopresentes os jurados, com o núcleo se situando sempre na questão relacionada com a responsabilidade inseparável à possível condenação de um jovem à morte e não na preocupação de esclarecer um crime.
Doze Homens e uma Sentença mostra o comportamento do grupo, através do procedimento dos 12 jurados com suas diferenças culturais, pessoais e de formações expressas em seus valores, preconceitos e falsas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 12 homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentença
  • 12 Homens e uma sentença
  • 12 Homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentenca
  • 12 Homens 1 sentença
  • 12 Homens e Uma Sentença
  • 12 HOMENS E UMA SENTENÇA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!