12 Homens e uma sentença

Páginas: 8 (1840 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
12 Homens e Uma Sentença

Em seu primeiro trabalho como diretor de um longa-metragem para o cinema, o hoje autoral Sidney Lumet não poupou esforços para moldar um dos filmes mais fantásticos da história do cinema. Com uma direção genial, composta por delirantes ângulos e planos americanos, Lumet entregou mais uma obra-prima para a gloriosa década de 50. A rigor, o filme de Lumet é uma sucessãode diálogos brilhantes e cortes impecáveis, onde o diretor consegue transmitir a angústia dos personagens apenas com enquadramentos e closes. O diretor arremessa sem cerimônia o espectador, que assiste a tudo extasiado, para dentro da história. 12 Homens e Uma Sentença fala diretamente à razão e mostra que nossas escolhas merecem ser repensadas, sempre. A decisão judicial é, então, apenas pano defundo para a verdadeira análise.

Essa obra-prima de Sidney Lumet é a prova de que uma história não precisa ser necessariamente complexa e provida de material didático intelectual para funcionar. Com um argumento seco e direto, sem enfeites e com personagens fortes e realistas, 12 Homens e Uma Sentença mantém o espectador vidrado na tela, literalmente embasbacado com o que vê diante de seusolhos. Mais que uma aula de cinema, o filme é um ensaio sobre a gramática cinematográfica e um exercício completo sobre a condução da narrativa. Mas que deve ser revisto muitas vezes, pois a direção de Lumet é tão discreta quanto eficiente e pode não denunciar todo o seu brilhantismo logo à primeira vista.

O filme conta a história dos doze homens do título que fazem parte do júri encarregado dedecidir o futuro de um menino acusado de matar o pai a facadas. O filme, que foi filmado em uma única locação, com exceção da primeira e da última cena – pouco mais de três minutos de duração – é ambientado na sala do júri, onde será decidido se o garoto será condenado ou não. A decupagem e o desenrolar da trama é conduzido com maestria de um mestre, definitivamente não percebemos que estamos nosenvolvendo tanto com um filme dirigido por um estreante. A maneira como Lumet vai preenchendo as lacunas deixadas pelo quebra-cabeça criado pelo roteiro de Reginald Rose é espectacular, e qualquer desvio de atenção ameniza e absorve a tensão eletrizante elaborada com precisão pelo diretor.

Para tanto, Lumet contou com um elenco excelente comandado por Henry Fonda, que está demais vivendo o únicohomem sensato do grupo. Na verdade, Henry é o único homem do júri que não concorda com a decisão parcial dos outros onze, e o ator consegue ser elegante ao mesmo tempo em que demonstra certa ansiedade que o personagem exige. Grande interpretação. O restante do elenco, em especial Lee J. Cobb e Jack Warden, está fantástico e ajuda a compor esta grande realização. Lumet dá uma aula de como coordenarum elenco. Aliás, o clima clastrofóbico só aumenta quando os pequenos detalhes - muito é construído através dos olhares, das expressões das personagens - inseridos pelo diretor injetam a tensão e deixam o espectador com os nervos em frangalhos, ávido pela solução, que, deve-se dizer, não poderia ser mais competente.

Mas esta obra-prima de Lumet não é "só" isso. 12 Homens e Uma Sentença é umpoderoso estudo do comportamento humano em grupo, onde a obviedade não tem vez e, além disso, demonstra que nós somos reféns de que tem o poder e que muitas vezes não estão nem aí para nada nem ninguém. O subtexto é fundamentado e muito bem articulado pelo roteiro, que utiliza a narrativa clássica muito bem a favor da coerência apresentada durante a metragem. A rigor, aos poucos Lumet vai expadindoo plano, abrindo a câmera, dando mais poder de visão ao quadro. A função é transmitir essa sensação agoniante e de peso na consciência que os personagens enfrentam. O espectador não precisa ficar aguardando pelo clímax, o filme todo é um clímax esfuziante.

Nada mal para uma estréia, que só não levou Oscar porque David Lean apareceu com seu apoteótico A Ponte Rio Kwai e abocanhou quase todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 12 homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentença
  • 12 Homens e uma sentença
  • 12 Homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentenca
  • 12 Homens 1 sentença
  • 12 Homens e Uma Sentença
  • 12 HOMENS E UMA SENTENÇA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!