12 anos de escravidão penal fdsbc

1602 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

A ideia de um ser humano ser tratado como um animal ou um objeto, parece ser remota. A escravidão tem uma visão de pertencer ao obscuro passado histórico do mundo, sendo vista como um erro humano absurdo de colocar seus semelhantes em condições desumanas, sendo seu proprietário, por diferenças pessoais, raciais ou dívidas.

FILME

O filme “12 anos de escravidão” traz este fenômeno histórico pouco abordado nos cinemas e apresenta a privação da liberdade de quem já a possuiu. O roteiro é uma adaptação da história real de Salomon Northup, autor do livro que possui o mesmo título que o filme.
Na trilogia, Salomon é um negro nascido livre no estado de Nova York, no norte americano, onde possui uma boa vida, com sua esposa e dois filhos e acaba sendo enganado por uma proposta de trabalho, é sequestrado e levado ao sul dos Estados Unidos para trabalho escravo.
Chegando em Nova Orleans passa a se chamar Patt e é vendido para o Senhor Ford, que é um homem gentil, simpático que trata os escravos bem, dentro da situação escravocrata. Salomon então entra na personagem e passa a tentar sobreviver, fazendo seu trabalho e ajudando o senhor Ford com alguns planejamentos, já que era formado e possuia um grande cargo quando livre.
Após Platt brigar com o capataz, que o maltratava por ele ser inteligente e ter uma superioridade intelectual que encantava o patrão, ele cai em uma cilada e é amarrado em uma árvore para ser enforcado, quando outro capataz impede o ato. Este diálogo mostra exatamente a colocação de inferioridade e posse sobre escravos, quando o capataz afirma que o seu colega não pode realizar o ato pelo fato de Platt pertencer ao senhor Ford e o capataz que queria enforcar Platt grita que ele é seu, sua propriedade. Como penalidade Platt sofre sua primeira punição e fica amarrado até a chegada do seu patrão que o liberta rapidamente e com medo que o capataz o mate, Ford o vende para Edwin Epps, mesmo sabendo que este escravocrata era extremamente rígido e

Relacionados

  • Contra Pesquisa com Animais
    8324 palavras | 34 páginas
  • Tribunal nuremberg
    26167 palavras | 105 páginas