11º argumantação, verdade e ser

519 palavras 3 páginas
Semelhanças entre a democracia grega e a atual: Quem exerce o poder político necessita de apresentar razões justificativas das afirmações que faz e dos atos que pratica. Todos têm que respeitar o princípio de obediência à lei, mesmo os que detêm o poder. Implicam uma relação estreita entre ser cidadão e participar na vida do estado. Virtudes cívicas e solidariedade são condições de vivência democrática.

Diferenças entre a democracia grega e a atual: diferentemente dos estados democráticos actuais, as comunidades gregas eram pequenas, o que viabilizava uma democracia directa, “cara a cara”. Atualmente vigoram as democracias representativas, os deputados representam os seus eleitores na Assembleia da República. Hoje considera-se que todos os homens nascem livres e iguais em direitos, as mulheres e os escravos gregos eram destituídos de quaisquer direitos.

FILOSOFIA: tinha objectivos de investigação teórica e a aplicação à vida; era vista como um meio de procurar a verdade e o aperfeiçoamento dos seres humanos. Desenvolveu o que se chama “dialéctica” discurso dialógico. Utilizava a linguagem e a eloquência como instrumentos fundamentais mas não objectivos finais. Promoviam a contínua tentativa de investigar a verdade, procurar o saber e conhecer o bem. Privilegia a sabedoria (sophia).
 Platão: A retórica é a técnica capaz de persuadir e procurar a adesão a teses verdadeiras e não à opinião (não é possível defender simultaneamente argumentos contraditórios, um deles tem de ser abandonado em nome da verdade).
 Aristóteles: A retórica é uma técnica do verosímil e não da verdade, tem em conta o conteúdo racional do discurso e não as emoções do auditório. É a arte de (se) defender e não de dominar.

ARGUMENTAÇÃO, VERDADE E SER
CONCEPÇÃO CLÁSSICA: Filosofia socrático platónica - A verdade é única e universal e corresponde ao conhecimento absoluto do ser que é independente do modo como o dizemos/conhecemos e a Filosofia cartesiana – o modelo de

Relacionados