11ceci

2750 palavras 11 páginas
REAÇÃO DE INIBIÇÃO DA HEMAGLUTINAÇÃO PARA
O VIRUS DA RUBÉOLA — TÉCNICA SIMPLIFICADA*

J. A.
Lucía
M. L.
Nelly

N. Candeias **
Neira ***
Rácz**
M. F. Candeias ***

RSPUB9/438

CANDEIAS, J. A. N. et al. Reação de inibição da hemaglatinação para o vírus da rubéola — Técnica simplificada. Rev. Saúde públ., S. Paulo, 12:
516-22, 1978.
RESUMO : A comparação dos resultados obtidos com uma técnica simplificada de inibição da hemaglutinação para o vírus da rubéola e a técnica padronizada pelo "Center for Disease Control", permitiu determinar índices de sensibilidade e especificidade da técnica simplificada em relação à técnica padrão de, respectivamente, 99,4% e 90,0%. Esta técnica pode facilitar a execução de levantamentos sorológicos para a rubéola em larga escala.
UNITERMOS: Rubéola, virus. Hemaglutinação.

Anticorpos inibidores.

INTRODUÇÃO

O diagnóstico sorológico da rubéola pode ser feito mediante o emprego de reações de inibição da hemaglutinação 2 1 , neutralização 14,15, fixação do complemento 12,19,20 , imunofluorescência indireta 1 e, mais recentemente, pela utilização de técnicas imunoenzimáticas 2 5 e de hemólise radial específica 8 . Dentre estas, a inibição da hemaglutinação tem sido a reação de uso mais generalizado, tanto no diagnóstico clínico, como nos inquéritos sorológicos, dadas sua especificidade, sensibilidade e relativa simplicidade de execução 2-4,6,17,18,23,24 . No

entanto, não é esta reação destituída, de todo, de certos problemas que a tornam de difícil reprodutibilidade e com resultados, por vezes, difíceis de interpretar, razões pelas quais o "Center for Disease Control"
(CDC) 5 definiu as normas para sua padronização, tanto em relação à titulação do antígeno, quanto em relação ao tipo e concentração das hemácias a utilizar e tipo de tratamento para remoção de aglutininas naturais e inibidores inespecíficos da hemaglutinação. Seguindo, fundamentalmente, estas normas, foram feitas tentativas no

* Pesquisa financiada pelo Departamento de

Relacionados