11arqurb3 tiago

2215 palavras 9 páginas
O papel da arquitetura contemporânea:
(res)significação do lugar.

Estudos projetuais de intervenções na operação urbana Diagonal sul (Mooca/Ipiranga)
Tiago Silva Gomes*
The role of contemporary architecture: (re)sense of place. Projective studies on
Urban Operation interventions – Diagonal Sul - (From Mooca to Ipiranga)

*
Tiago Silva Gomes - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo
Centro Universitário das Faculdades
Metropolitanas Unidas FMU/FIAM/FAAM, tem especialização em Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea pela Universidade
Mackenzie. Atua na área de regularização fundiária e planejamento ambiental.
Trabalhou como estagiário na Secretaria de
Assistência e Desenvolvimento Social, no
Setor de Geoprocessamento e na PRODAM
– Empresa de Tecnologia da Informação e
Comunicação do Município de São Paulo.
Prestou serviços técnicos em escritórios de arquitetura e desde setembro de 2008 trabalha na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no projeto 100 Parques.
Email: : tisgomes@hotmail.com.

RESUMO: Este trabalho aborda as contradições do processo urbano que caracterizam a cidade de São Paulo. Por isso, estimula um grande questionamento e, consequentemente, discussão sobre a criação arquitetônica.
A contradição reflete uma nova dinâmica urbana – um lugar flexível, variado e heterogêneo, devido à multiplicidade de funções programáticas que contribuíram na construção de um território complexo.
Os projetos configuram-se como processo de transformação e interação entre sujeito, arquitetura e lugar. O trabalho é entendido como um processo temporal, no qual os espaços livres dão lugar à configuração híbrida, com características de mobilidade e comunicação, cuja composição programática é um convite a (res)significação do lugar.
Os programas estabelecidos para cada módulo definem ações e atividades mutáveis à própria geometria dos projetos, como instrumento de uso e densidade que imprime uma nova velocidade e multiplicidade em prol da reutilização das

Relacionados