119115290281

905 palavras 4 páginas
Principais conteúdos e orientações metodológicas encontradas no PCN.
O mundo em que as crianças vivem está cheio de processos e fenômenos, diante de tantas novidades, as crianças são muito curiosas e questionadoras, fazem muitas perguntas e experiências, construindo o conhecimento do mundo que os cerca. Diante deste processo evolutivo infantil surgi a importância do ensino de ciências para o desenvolvimento cognitivo das crianças, usando suas próprias experiências para que o aprendizado seja significativo. E para que esse processo aconteça e seja produtivo é preciso que o professor parta do que a criança tenha a dizer, facilitando seu próprio entendimento. Pois ao perceberem os elementos do lugar onde vivem facilitara a compreensão da realidade social em que vive, e poderão aprender a criar formas de intervenção para melhores condições de vida, conhecer melhor e poder entender a relação entre o ser humano e a natureza que o rodeia.
Dentro dos Recursos Tecnológicos – Segundo Ciclo é importante que seja trabalhado técnicas de utilização do solo tanto nas cidades como no campo (urbano e rural), as diferentes técnicas que poderão ser usadas para o uso adequado do solo e sua conservação. Fazer com que investiguem, através de pesquisa , promover palestras com pessoas da área procurando encontrar soluções e identifiquem o que pode ser feito em determinados locais , o melhor uso , promover situações onde o aluno procure pensar em formas de melhor cuidar do solo, e utilizá-lo .Em uma roda de conversa fazer com que citem tecnologias utilizadas para preservação, e uso do solo.
O saneamento básico e as técnicas que podem ser trabalhadas dentro do assunto, promover rodas de conversa em sala de aula, discutindo a melhor maneira de uso das águas captadas, e descarte das águas servidas e dejetos, evitando assim a contaminação do solo e até de pessoas, procurando explorar as diferentes formas de captação das águas da chuva, pela escola e em casa mesmo, e da comunidade,

Relacionados