118827654257332

2670 palavras 11 páginas
Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica “Nature”, uma das mais importantes do mundo. [...]
A notícia de que cientistas da
Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.
O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.

Texto II
Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados.
Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista
“Nature”.
A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha de S.Paulo. 1º caderno – Mundo. 03 jul. 1998,
p.16.
________________________________________

Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I?

A.
A divulgação da clonagem de 50 ratos.

B.
A referência à eficácia da nova técnica de clonagem. C. pode ser conquistado facilmente

D.
A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.

Q.2)
Magia das árvores

— Eu já lhe disse que as árvores fazem frutos do nada e isso é a mais pura magia.
Pense agora como as árvores são grandes e fortes, velhas e generosas e só pedem em troca um pouquinho de luz, água, ar e terra. É tanto por tão pouco! Quase toda a magia da árvore vem da raiz. Sob a terra, todas as árvores se unem. É como se estivessem de mãos dadas. Você pode aprender muito sobre paciência estudando as raízes. Elas vão penetrando no solo devagarinho, vencendo a resistência mesmo dos solos mais duros. Aos poucos vão crescendo até acharem água.

Relacionados