1187835318 Apostila Analise Criminal

Páginas: 39 (9691 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015


UNIDADE I
Introdução

1.1 Análise Criminal
É um processo analítico e sistemático de produção de conhecimento, orientado segundo os princípios da pertinência e da oportunidade, sendo realizado a partir do estabelecimento de correlações entre conjuntos de fatos delituosos ocorridos ("ocorrências policiais") e os padrões e tendências da "história" da criminalidade de um determinado local ouregião.
No aspecto gramatical e etimológico, a analise é a decomposição de um todo em partes constituintes. É um processo filosófico por meio do qual se vai do composto ao simples, dos efeitos às causas.
Na atuação policial, a análise criminal procura chegar às causas da criminalidade, através do estudo de seus efeitos; procura decompor os fatores e as variáveis da criminalidade e estudá-lasdetalhadamente.
A análise criminal é bordada no aspecto qualitativo e quantitativo. A análise quantitativa determina a proporção de fatores e variáveis que influenciam no comportamento criminal. É uma abordagem numérica e de fácil interpretação, podendo, muitas vezes, tornar-se uma composição da estrutura geral da análise criminal. A análise qualitativa é responsável pela identificação dos fatores edas variáveis que influenciam no comportamento criminal. A identificação é um processo mais complexo porque, além do apontamento simples dos fatores, na realização da análise qualitativa, o analista deve conhecer a relação que os fatores identificados têm como o comportamento criminal e entre si. A análise qualitativa identifica o problema a ser solucionado.
A análise criminal, realizada pelaPolícia Militar revela um importante papel, pois proporciona um acompanhamento geral e específico dos servidores e da produção da Organização; facilita a identificação e localização de problemas e deficiências no policiamento; proporciona a produção de resultados satisfatórios ao público alvo, atendendo as necessidades dos “clientes”; proporciona segurança para o público interno e, por fim, dáconfiabilidade às informações produzidas pela Corporação.

1.2 O Processo de análise na PMMG
A análise da criminalidade na Polícia Militar deve ser desenvolvida com base em 2 (dois) princípios básicos: visão sistêmica do problema e análise com ênfase na ação preventiva.
A visão sistêmica do problema é o modo como o analista de criminalidade deve abordar o problema da criminalidade dentro do sistemasocial e com um dos tópicos principais da segurança pública.
O processo se desenvolve por meio de 4 (quatro) pontos que devem ser identificados para uma visão completa do problema de segurança pública abordado.
O primeiro ponto é a identificação do problema. O analista deve ter em mente que o problema a ser identificado corretamente é o ponto mais difícil e trabalhoso. Muitos confundem oproblema com suas conseqüências, ou seja, os resultados de um problema são entendidos como o próprio problema. Sendo assim, para se identificar um problema necessita-se de identificar primeiramente as conseqüências desse problema, em segundo lugar identificar as causas desse problema. Por fim, a composição sistemática das causas e conseqüências compõem o problema.
O segundo ponto é o relacionamento doproblema com a atividade fim da Polícia Militar. Alguns problemas não estão completamente relacionados com a atividade da polícia. Por vezes, algumas causas ou conseqüências de um problema têm alguma relação ou podem sofrer algum tipo de intervenção por parte da PMMG. O analista realiza esse relacionamento através do conhecimento dos objetivos da Organização.
O terceiro ponto é a identificaçãodas variáveis primárias do problema. As variáveis primárias estão diretamente relacionadas ao problema estudado, ou seja, a variável primária pode ser a causa principal ou a conseqüência vinda diretamente do problema.
Por fim, o quarto ponto seria a identificação das variáveis secundárias do problema. As variáveis secundárias são as causas ou conseqüências que estão ligadas a outras causas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise criminal
  • analise criminal
  • Analise criminal
  • Analise criminal
  • Analise criminal
  • analise criminal
  • analise criminal
  • análise criminal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!