117066830582

660 palavras 3 páginas
Pressupostos teóricos do tecnicismo:

Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na filosofia positivista e na psicologia behaviorista (ver capítulos 9 e 10). Essas teorias valorizam a ciencia como uma modalidade de conhecimento objetivo, portanto,passível de verificação rigorosa por meio da observação e experimentaçao . aplicadas a educação,restringem-se ao estudo do comportamento, nos seus aspectos observáveis e mensuráveis. Coerente com esse principio, o ensino tecnicista buscava a mudança do comportamento, do aluno mediante treinamento, a fim de desenvolver suas habilidades. Por isso privilegiava os recursos da tecnologia educacional, encontrando no behaviorismo as técnicas de condicionamento.
O taylorismo, igualmente inspirado pelo positivismo, foi uma maneira pela qual as industrias do começo do século xx conseguiam tornar mais ágil a produção em serie. O processo taylorismo separa a concepção da execução do trabalho,criando o setor de planejamento e submetendo o operário ao parcelamento das terefas.

Reforma universitária de 1968:

A lei n 5.540/68, que tratava do ensino de 3º grau, introduziu diversas modificações na LDB de 1961. Em tempos recorde, o grupo de trabalho de reforma universitária (GTRU), formado por pessoas especialmente designadas pelo presidente general costa e silva, definiu as diretrizes da reforma. O projeto baseava-se nos estudos do relatório atcon (Rudolph atcon,teórico norte-americano) e do relatorio Meira matos (coronel da escola superior de guerra). O congresso não ofereceu dificuldades para aprova-lo: depois das cassações de mandatos, intimidações,não se podia esboçar nenhum tipo de oposição ao governo autoritário.

Reforma do 1º e do 2º graus de 1971:

A reforma do ensino fundamental e médio realizou-se durante o período mais violento da ditadura,no governo Médici.os membros do grupo de estudos foram escolhidos pelo coronel Jarbas passarinho, então ministro da educação.
Diz o artigo 1º da

Relacionados