116802980574

5012 palavras 21 páginas
A organização do livro Páginas de abertura

Abertura de capítulo
O texto relaciona o contexto da imagem com o assunto do capítulo.

1

Introdução à Biologia
Ramo da ciência que estuda a vida e todos os seres vivos da Terra
Nesta unidade

1

O`que`é`Biologia?

CAPÍTULO

1

2

Neste capítulo

3

` Áreas da

Biologia.

A`origem`da`vida

` Características

dos seres vivos.
` Níveis de

organização biológica. O que é Biologia?
Biologia (do grego, bios, “vida”, e logos,
“estudo”) é o ramo da ciência que estuda a vida e todos os seres vivos da Terra. A Biologia estuda as características, o comportamento e a origem dos organismos, assim como as interações que estes estabelecem uns com os outros e com o próprio meio ambiente.
>

As`bases`químicas`da`vida

Recentemente, diversos pesquisadores têm buscado entender como as ações humanas interferem no planeta. A destruição de ambientes naturais, a poluição da água e a emissão de gases que aumentam o efeito estufa são exemplos da interferência humana em diversos ambientes.

Pesquisadora estudando amostras de corais no Oceano Índico. O resultado dessa e de outras pesquisas ajuda a compreender como o aumento da temperatura global afeta os seres vivos.

` A Biologia como

Para começar

ciência.

Nosso planeta atualmente é habitado por milhões de espécies. Que semelhanças existem entre elas? Que critérios você utiliza para distinguir um ser vivo de outro, não vivo? O que é vida afinal?
Os cientistas acreditam que a vida tenha surgido na Terra há bilhões de anos. Que condições existiam naquela época? Será que a vida ainda pode ser criada nos dias atuais?

Os seres vivos apresentam os mais variados formatos e modos de vida. A fotografia mostra uma espécie de ouriço (centro) encontrada na Indonésia.

Abertura da unidade
Imagem informativa relacionada ao tema da unidade. 12

Apresentação dos conteúdos
Os limites da célula

Lipídios da

Relacionados