116574510281

1440 palavras 6 páginas
Analise critica sobre a educação, Froebel, Montessori e Piaget...

Os princípios originais da educação infantil eram: que as crianças pudessem estar ao ar livre tanto quanto possível e aprender "quando sua curiosidade as levasse a fazer perguntas", dançar e cantar e não serem "aborrecidas com livros". Que elas fossem educadas e treinadas sem punições ou temor, que nenhuma restrição necessária lhes fosse imposta e que lhes fosse ensinado somente "o que pudessem entender". A escola infantil trouxe uma abordagem humana e inovadora para a educação de crianças pequenas no inicio do século XIX.

O jardim de infância de Froebel proporcionava educação simbólica baseada numa filosofia ligada à unidade entre o homem, Deus e a natureza.

Os dons de Froebel são materiais educativos para manipulação. Os dons eram conjuntos de pequenos materiais manipuláveis para serem usados pelas crianças de formas preestabelecidas. O primeiro conjunto era uma série de seis bolas feitas de cordão, cada uma de uma cor. Durante a manipulação, pouca atenção era dada às propriedades físicas dos objetos, pois as sensações e percepções do mundo rel não eram consideradas importantes.

As ocupações de Froebel são atividades manuais. As canções e jogos de mãe são canções e brincadeiras para criança. Criadas especialmente por Froebel, eram inspiradas nas brincadeiras das mães camponesas com seus filhos pequenos e nas atividades do mundo social e natural. Logo, as instituições de treinamento para jardineiras começaram a atrair um grande número de jovens alemãs.

De acordo com Hill, o conteúdo do programa dos jardins deveriam estar relacionados a vida das crianças no momento, e não a das crianças de outra cultura e outra geração. Elas deveriam adquirir o conhecimento da civilização, usando suas experiências pessoais como meio de atingir a compreensão. Hill propôs o uso de experiências concretas e de jogos de sala de aula baseado nas atividades naturais da infância. As crianças deveriam ficar

Relacionados