116257530396

2542 palavras 11 páginas
PRECURSORES DA TEORIA ECONÔMICA

Em linhas gerais, pode-se afirmar que a teoria econômica teve seu início com a publicação de A riqueza das nações, de Adam Smith. Anteriormente, toda a atividade econômica era estudada como Filosofia Social, Moral e Ética.

Antiguidade:
Foi Aristóteles quem primeiro utilizou o termo “economia” (isonomia), para designar aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Também é possível ser encontradas referencias à economia nos trabalhos de Platão e Xenofonte.
Os trabalhos mais importantes datados dessa época são os que fazem menção à usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo.

Mercantilismo:
O mercantilismo é o que pode ser considerada como primeira escola econômica, haja vista sua preocupação com o acumulo de riquezas de uma nação. Também havia alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.
É também dessa época que datam os primeiros relatos mais elaborados sobre a moeda.
Vale ressaltar que para um governo ser considerado forte, era necessário um grande estoque de metais preciosos. Não é por menos que a política mercantilista estimulou guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve constante a presença do Estado em questões econômicas.

Fisiocracia:
A fisiocracia é uma escola de pensamento francês que sustentava a idéia de que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o Universo fosse regido também por leis naturais, conforme a Província Divina.
Foi do Dr. François Quesnay o trabalho mais importante ao que se refere à economia: Tableau Économique. François foi o primeiro a dividir a economia em setores e a mostrar a relação entre eles. Foi essa obra que, depois de aperfeiçoada, tornou-se i sistema de circulação monetária input-output.
Os fisiocratas associaram conceitos da Medicina à Economia: circulação, fluxos, órgãos, funções.

OS CLÁSSICOS

Adam Smith:
Para Smith, a atuação da livre

Relacionados

  • 116257530396
    1503 palavras | 7 páginas