11609667883

519 palavras 3 páginas
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

TEMA: Uma aventura no jardim
ANO: Educação Infantil - Nível I - 4 anos
JUSTIFICATIVA: A proposta ao trabalhar este tema é fazer com que a criança perceba o mundo que está à sua volta, as cores da natureza, as plantas e os animais de canteiros e jardins; distinguindo as várias espécies da natureza, o jeito se ser e o modo de vida de cada uma, com a finalidade de que a criança sinta-se parte dessa natureza, descobrindo, assim, que ninguém vive sozinho, que dependemos e precisamos uns dos outros. Contextualizar as atividades é necessário para que o aprendizado se torne mais significativo e compreendido pelas crianças.
OBJETIVOS:
Construir a base alfabética, por meio do nome da criança e de nomes significativos que fazem parte de seu repertório cotidiano de palavras.
Estabelecer relações entre o meio físico e as formas de vida que ali se estabelecem conseguindo reproduzi-la.
Correspondência um a um.
COMPONENTE CORRICULAR E CONTEÚDO:
Matemática: Localização de animais em uma imagem (a atividade pede para localizar 12 bichinhos).
Arte: Passeio no jardim e registro (desenho) do que observou. Interpretação oral: observando uma imagem (fotografia de Claude Monet).
Linguagem Oral e Escrita: Escrita do nome de um animal observado no jardim (professor escriba). Contornando no alfabeto (quadro impresso) o nome do bicho desenhado. Escrita do nome próprio, comparando letras (nome do animal com o nome próprio). Escrita de lista de animais de jardim, (professor escriba e letras móveis).
CRONOGRAMA: 4 aulas
01 - aula de contagem (quantidades) - Matemática.
01 - aula de observação e comentários - Arte.
01 - aula de construção de lista (alfabeto móvel) - Linguagem oral e escrita.
01 - aula escrita da lista e comparação com nome próprio - Linguagem oral e escrita.
METODOLOGIA: Passear com os alunos pelo jardim da escola, para que observem os pequenos animais que estão na terra ou voando em volta das flores. Chamar a atenção dos alunos

Relacionados