115036940566

956 palavras 4 páginas
HOBSBAWN, Eric. Guerra Fria. In: Era dos Extremos o breve século XX. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

Neste capítulo Eric Hobsbawn busca analisar o período da Guerra Fria, período esse de instabilidade baseado na implausível possibilidade de um conflito mundial.
Segundo o autor, a Guerra Fria pode ser considerada como a terceira guerra mundial. Citando Thomas Hobbes afirma que a guerra não consiste apenas no ato de lutar, mas na vontade de entrar na batalha, pois, durante esse período acreditava-se que a qualquer momento uma guerra poderia “estourar”. Essa era justamente a peculiaridade da Guerra Fria, em termos práticos não existia perigo iminente de guerra, apesar do “discurso apocalíptico” como o autor coloca das duas superpotências: EUA e URSS.
Até a década de 1970, as duas superpotências aceitavam a divisão desigual do mundo, em que os EUA exerciam predominância sobre a maior parte do mundo capitalista, esforçavam-se para resolver disputas de demarcação sem um confronto militar aberto, porém a partir daí a o sistema mundial entrou em crise política.
Após a Segunda Guerra Mundial pairava a possibilidade de uma nova Grande Depressão, ameaçando a estabilidade do capitalismo com a ameaça do comunismo, porém isso não justifica o discurso da política americana de ameaça da conquista imediata do globo pela URSS. O autor justifica essa afirmativa ao colocar que a URSS não tinha pretensão expansionista e reduziu suas tropas entre 1945 e 1948, portanto, não apresentava perigo imediato. Por outro lado, a URSS não cogitava a possibilidade de uma crise do capitalismo no fim da Segunda Guerra Mundial, pelo contrário, acreditavam que ele perduraria por um bom tempo sob a supremacia dos EUA. Foi desse contexto que surgiu uma política de conflito entre ambos os lados. Diante disso, as duas superpotências viram-se empenhadas numa corrida armamentista e investindo num complexo industrial-militar.
O autor aborda que a questão central era conter o avanço

Relacionados