115007890507

1467 palavras 6 páginas
O PRECONCEITO CONTRA O NEGRO

ALEXANDRA DE JESUS ARAGÃO 414100818
DANIEL RODRIGUES GONÇALVES 414101911
DÉBORA CRISTINA DE LIMA SILVA 414106752
EDUARDO NASCIMENTO DA SILVA 414106812
RITA DE CASSIA R. RODRIGUES 414107262
SABRINA DA SILVA ALVES 414104602
O PRECONCEITO CONTRA O NEGRO

O preconceito contra os negros, uma herança oriunda do período da escravidão, ainda hoje é presente nos núcleos sociais, mesmo que alguns defendam que isso é coisa do passado. E, no contexto de inserção no mercado de trabalho, a desigualdade entre negros e pessoas de outras raças é comprovada através de baixos salários, pretos e pardos ganham em torno de 50% a menos de que os brancos e baixos cargos de trabalho nas incorporações.
O ambiente de trabalho um lugar comum onde se concentram atitudes que remetem ao racismo. Devido ás hierarquias dentro destes espaços, é comum pessoas negras ocupando funções de subordinados, mesmo tendo capacidade e escolaridade para assumir um cargo de liderança. É nisso que se insere a desigualdade por oportunidade. É possível identificar através também do assédio moral que o preconceito ainda influencia drasticamente no mercado de trabalho.
A desigualdade racial na educação se refletem na diferença dos rendimentos da população negra ou parda em comparação com os brancos com menos acesso a todos os níveis de ensino.
O racismo, a discriminação racial tem seus efeitos sobre o homem e a mulher negra, sendo que estas sofrem duplamente o preconceito e a discriminação racial, procuram caminhos para burlar as portas fechadas no mercado de trabalho. A forma como isso ocorre pode ser notada na crescente formação de grupo antirracismo e pela valorização da cultura negra, bem como pelo surgimento de movimentos negros voltados para a tentativa de agir do estado determinadas políticas públicas que venham a beneficiar as populações historicamente discriminadas.
O governo incentiva a

Relacionados