114323404/93

660 palavras 3 páginas
Amostragem
Na realização de qualquer estudo, a maioria das vezes é impossível examinar todos elementos de uma população(Censo),esse fator justifica o uso de amostras nos estudos científicos. Contudo, alguns cuidados quanto à amostragem devem ser tomados na fase de planejamento do estudo. A definição da amostra possui duas principais características: o padrão amostral e o tamanho da amostra.
Uma amostra, então, é qualquer parte de uma população em interesse e a amostragem é o processo de colher amostras de uma população. Existem dois grandes grupos de técnicas amostrais: probabilísticas e não probabilísticas.
A amostragem probabilística é totalmente subjetiva, se baseia nas decisões do pesquisador, por não haver uma seleção aleatória dos elementos da amostra sua variabilidade amostral não pode ser calculada com precisão, mas em contrapartida se torna barata e fácil de ser aplicada,os principais tipos são:por julgamento, conveniência e cotas.
Amostragem por julgamento, o pesquisador seleciona os elementos mais representativos da amostra de acordo com seu julgamento pessoal é ideal quando o tamanho da população é pequeno e suas características bem conhecidas. Já a amostragem por conveniência o pesquisador se utiliza dos elementos mais disponíveis da população, um exemplo clássico são as enquetes em sites especializados na internet,onde geralmente o autor envia convite via email e redes sociais e os interessados se disponibilizam a responder.Outro tipo é a amostragem por cotas busca mesmo que subjetivamente, a similaridade de aspectos entre a amostra e a população. É necessário conhecimento prévio sobre os aspectos a serem controlados e sua distribuição na população da pesquisa. Quanto menos aspectos forem desejados de serem controlados e menos categorias em cada um houverem mais fácil se torna seu delineamento. Ex: Cotas de homens e mulheres, com mais ou menos de 30 anos.
Enquanto a amostragem não probabilística é subjetiva, a amostragem probabilística é

Relacionados