11358842698

622 palavras 3 páginas
Talude
Talude é um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavação ou de origem natural.
A sua geometria por natureza em aterros é de 1/1, ou seja, 45º, dependendo das características do solo, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade. Em escavações também é normal que sejam de 45º mas em zonas rochosas esse valor pode ser superior pois a estabilidade do mesmo não está em causa.
Naturais e Artificiais:
Talude natural é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento, etc.).
Talude artificial é aquele que foi construído pelo homem. Encontramos taludes artificiais nas minas a céu aberto, nas barragens de reservatório de água, nas laterais de estradas e ruas, na escavação de um vala para assentamento de tubo de água e até nos fundos das casas construídas em local em aclive (terreno subindo) ou declive (terreno descendo).
Corte e Aterro:
Talude de corte é aquele que se forma como resultado de um processo de corte, de retirada de material.
Talude de aterro é aquele que se forma como resultado da deposição, da terraplenagem e de botas-fora.

Partes de um talude:
Crista é a parte mais alta do talude.
Pé é a parte mais baixa do talude.
Altura (H) é a diferença de cota entre a crista e o pé.
Ângulo ou inclinação é o ângulo, em graus, entre a horizontal e a reta média entre a crista e o pé e é representada pela letra grega teta (q).
Corpo ou maciço do talude é a parte interna do talude e é a parte em que geólogos e engenheiros estudam a sua constituição, isto é, que tipo de material (argila, silte, areia, rocha, etc.) e suas propriedades como coesão, limite de plasticidade, etc.
Cumeeira
Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apóiam os caibros do

Relacionados