1134427263

2574 palavras 11 páginas
PALAVRA-CHAVE: FATORES SOCIAIS. CRIMINALIDADE. SEGURANÇA PÚBLICA. SISTEMA PENAL BRASILEIRO.

FATORES SOCIAIS DE CRIMINALIDADE

Antes de começar um artigo sobre os índices criminais, é necessário falar sobre os fatores sociais que geram a criminalidade numa sociedade. Primeiramente os fatores são diversos, não podem ser estudados e discutidos sem que façamos uma relação entre si, pois, todos de certa forma estão conectados. O surgimento de um fator depende de outro.
A educação além de sua efetiva importância para o desenvolvimento humano é também um fator imprescindível para evitar e atenuar a criminalidade. Políticas ativas e eficientemente direcionadas a educação contribuirão de maneira ampla para o crescimento cultural de uma população, além de favorecer o desenvolvimento de laços sociais, profissionais e qualidade de vida.

Desigualdade social, de certa forma contribui para o crescimento da violência, pois é um fator responsável pelo crescimento das evasões escolares, aumento nas mortes violentas causadas por armas de fogo, favorece o recrutamento ao crime organizado, além de restringir as oportunidades de uma vida digna.

Sistema econômico, a situação econômica é forte influência nos fenômenos da criminalidade, temos políticas salariais arbitrárias; grandes indústrias fechando suas portas por estarem passando por crises; atividade comercial na expandindo; desempregos e dificuldade de achar colocação no mercado de trabalho; aumento velado da inflação e especulação, aumentando o baixo poder aquisitivo popular e finalmente sob o escudo protetor da justiça, muitos acumulam riquezas, pelas leis que fazem para proteger a coletividade, e que, na verdade camuflam a impunidade dos potentados da exploração da economia popular.

Pobreza, influência sobre o crime acontece de forma indireta. Os assaltantes, de um modo geral, são indivíduos semi-analfabetos, pobres ou ainda miseráveis. Não possuindo formação moral adequada, são tidos como refugo da

Relacionados