11336456436

693 palavras 3 páginas
TIBARANÉ

Segundo a lenda, o Tibarané passa alta noite assobiando. É um pequeno passarinho encantado. Se alguém necessita de algo, um favor ou benefício, pede ao Tibarané quando ele passa à noite e lhe promete um pedaço de fumo. Realizado o pedido, logo ao anoitecer, aparece um homem pedindo um pedaço de fumo.
Esse homem é o Tibarané que vem buscar o pagamento.

MULA SEM CABEÇA
Dizem que nas noites de sextas-feiras aparecem as Mulas Sem Cabeça. Dizem que são as concubinas dos padres, que, quando morrem viram Mulas Sem Cabeça.
A Mula Sem Cabeça quando sai, constitui um verdadeiro perigo. Dá coice, morde, rincha, faz uma barulheira infernal que não deixa ninguém dormir.
LENDA DO PÉ-DE-GARRAFA

O Pé-de-garrafa é um ente misterioso que vive nas matas e capoeiras. Não o vêem, ou o vêem raramente. Ouvem sempre seus gritos estrídulos, ora amedrontadores, ora tão familiares que os caçadores procuram-nos, acreditando tratar-se de um companheiro perdido. Quanto mais buscam, menos o grito serve de guia, pois multiplica-se em todas as direções, atordoa, desvaira, enlouquece. Os caçadores terminam perdidos ou voltam para casa depois de luta áspera para reencontrar o caminho habitual. Sabem tratar-se do Pé-de-garrafa, porque assinala sua passagem com um rastro redondo, profundo, lembrando um fundo de garrafa. Supõem que o fantasma tenha as extremidades circulares, maciças, fixando vestígios inconfundíveis.
Pé-de-garrafa, Pé-de-quenga, o pé contorço, arredondado, é índice demoníaco. Mãos em garra e pés redondos são "constantes" do senhor diabo. Tem a figura de um homem, é completamente cabeludo e possui uma única perna, a qual termina em casco em forma de fundo de garrafa
NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

(Fonte - Lendas Mato-grossenses de Feliciano Galdino.)
Esta Santa tão venerada pelos livramentenses que, ao visitarmos a igreja local, achamos a imagem de pequenas dimensões em proporção ao santuário que é vasto. Ao manifestarmos isto, logo as pessoas presentes

Relacionados