11335586660

1619 palavras 7 páginas
TREINAMENTO TÁTICO NAS CATEGORIAS DE BASE
Fabio Aires da Cunha
Muito se discute sobre a importância do treinamento tático nas categorias de base. Até que ponto a tática influencia no desempenho de uma equipe de jovens? Em qual categoria deve-se priorizar a tática em detrimento da técnica? Qual a progressão de ensino da tática? São questões que permeiam a cabeça dos técnicos e professores de futebol.

Antes de falar no treinamento tático, deve-se compreender e entender a função e formação do técnico/professor. Muitos acham que treinar taticamente uma equipe de futebol é somente dividir dois times de onze jogadores, jogar uma bola e assoprar o apito. O treinamento tático envolve inúmeros fatores que podem influenciar positiva ou negativamente o desempenho, principalmente quando se fala em formação, ou seja, em categoria de base.
Para FREIRE (2003), o técnico/professor deve possuir algumas características para exercer essa função: deve ter formação pedagógica, além da formação técnica em futebol; deve participar ativamente da aula; deve planejar as aulas; deve fazer avaliação periódica de suas aulas; deve conversar sempre que possível com os alunos, sem se exceder no tempo e no assunto; deve ministrar atividades lúdicas e prazerosas; deve levar em conta as necessidades e interesses dos alunos; deve promover o rodízio entre os alunos, quanto mais novos, mais importante esse rodízio e deve ser flexível com os alunos, mas sempre sabendo impor limites, estabelecendo o respeito entre ambos.
Segundo MICHELS (2001) o técnico deve ser genuíno, capaz de transmitir didaticamente cada passo da sua visão e ser apto a formular objetivos claros e reais, além disso, deve explicar aos jogadores os objetivos de cada treino. De acordo com TRAPATTONI (1999) o técnico deve entender o momento de dar suporte e tranqüilizar os atletas quando estes cometem erros, isso é fundamental no lado psicológico. O professor deve ter sempre como objetivo principal auxiliar o

Relacionados